Um dos pais da bossa nova, João Gilberto morre aos 88 anos

Causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa

Foto: Reprodução

O músico João Gilberto morreu neste sábado, 6, aos 88 anos. A informação foi confirmada ao portal G1 pelo filho do artista João Marcelo Gilberto. Um dos criadores da bossa nova, morava no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deixa três filhos, João Marcelo, Bebel e Luisa.

Na companhia de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, João Gilberto iniciou uma releitura do samba como era conhecido no fim da década de 1950. Com passar dos anos, a bossa nova foi transformada em um movimento influente na história da MPB. A ‘Garota de Ipanema’ (1962), composta por Vinícius e Tom, se tornou uma espécie de ícone do gênero musical.

Nos últimos anos, questões familiares e financeiras da vida de João Gilberto ocuparam o noticiário um tom maior do que a grandeza de sua obra.

Uma análise publicada no Portal G1 afirma que a bossa nova se consolidou e a música brasileira teve portas abertas para conquistar seu lugar no mundo. “A brilhante geração de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque não teria ido tão longe se não fosse a inspiração de “Chega de saudade”, disco que João lançou em 1958”, escreveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.