Último dia de Romaria atrai milhares de devotos para celebrações. Veja programação

Neste ano, a Missa Solene, realizada às 8 horas, também no altar externo, será presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer

Divulgação

Após nove dias marcados pela emoção e diversas demonstrações de fé, os romeiros se preparam para a despedida de mais uma Romaria neste domingo (1º). O último dia da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno terá uma programação especial, que começa às 4h30, com a Alvorada Festiva.

Fogos de artifício e sinos anunciarão a Procissão da Penitência, que partirá da Igreja Matriz, às 4h45, em direção até o altar externo do Santuário Basílica, onde acontecerá a Santa Missa, às 5h30.

Neste ano, a Missa Solene, realizada às 8 horas, também no altar externo, será presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e concelebrada pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Padre Robson de Oliveira. Autoridades eclesiásticas e políticas também estarão presentes para acompanhar a celebração.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Pelágio Sauter – O Apóstolo de Goiás”, do Missionário Redentorista Padre Clóvis Bovo, e também da 16ª Carta Pastoral do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, com o tema “Creio em Jesus Cristo”. O documento é uma mensagem aos fiéis da Igreja de Goiânia – clero, religiosos e leigos.

Encerramento

O domingo seguirá com missas de hora em hora, tanto no Santuário Basílica quanto na Igreja Matriz. Às 16h30, terá início a tradicional Procissão Luminosa, que sinaliza a reta final desta grande Festa. “A Procissão Luminosa é o marco do encerramento da Romaria porque depois dos nove dias de oração e reflexão, nós vamos renovar os nossos compromissos batismais, de filhos do Pai Eterno”, explicou o Missionário Redentorista Ir. Diego Joaquim.

Motivada pelo Ano Nacional do Laicato, que inspirou o tema “Pai Eterno, somos Teus filhos”, este ano, a procissão evidenciará a importância dos leigos na Igreja. Portanto, serão escolhidos doze guardiões da Imagem do Divino Pai Eterno, representando seis profissões e seis ministérios da Igreja. Os guardiões vão ficar nas laterais do carro-andor, com a Imagem original do Divino Pai Eterno, e à frente serão levados sal e luz representando a mensagem de Jesus para que sejamos “Sal da Terra, Luz do mundo” (Mt 5,13-14).

A procissão seguirá até a Praça do Santuário Basílica acompanhada por milhares de devotos. Na Basílica, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, junto com Pe. Robson de Oliveira, e o reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira, vão acolher a Imagem e os milhares de fiéis para, assim, dar início à Missa de Encerramento.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA 2018

1º DE JULHO – DOMINGO

4h30 – Alvorada festiva com fogos e sinos

4h45 – Procissão da Penitência

5h30 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica

8h – Missa Solene da Festa (Lançamento Oficial do livro – Pélagio Sauter – O Apóstolo de Goiás, autor: Pe. Clóvis Bovo)

17h – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)

Missas deste dia:

Matriz: 11h, 12h30 e 14h

Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

2 DE JULHO – Segunda-feira

5h – Toque de despertar

Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30

Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h

Deixe um comentário