Último dia de inscrições do Enem 2021; saiba como participar

É possível se inscrever para a modalidade digital ou impressa até às 23h59 desta quarta-feira, 14; taxa a ser paga pelos não isentos é de R$ 85

Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Foto: Reprodução

Quem deseja fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para ingressar em um curso do Ensino Superior no próximo ano precisa correr, já que as inscrições terminam nesta quarta-feira, 14, às 23h59. A taxa a ser paga pelos não isentos é de R$ 85 e deve ser realizado pelo Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até a próxima segunda-feira, 19. Para se inscrever, deve acessar a página do participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão impressa quanto a digital. Nesta segunda modalidade, o exame é realizado por um computador do local de prova, existem 101.100 vagas este ano. Em ambos os casos, o estudante precisará ir presencialmente ao local estipulado para realizá-lo. Assim, não é possível realizar a prova em casa ou através de um computador pessoal. O Enem Digital, no entanto, não poderá ser realizado pelos “treineiros”, somente por aqueles que já concluíram o ensino médio ou que estiverem finalizando em 2021.

Como em todos os anos, as provas são objetivas e contarão com 45 questões cada. Entre as áreas de conhecimento avaliadas, estão linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Além disso, o candidato precisará escrever uma redação, de no máximo trinta linhas, em língua portuguesa.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação. O candidato terá cinco horas e trinta minutos para responder as questões e entregar o texto. Já no domingo seguinte, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, que deverão ser resolvidas em cinco horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.