UFG implanta comitê para planos de contingência em prevenção ao coronavírus

Entre as medidas do Comitê UFG, está a suspensão de colações de grau durante o mês de março, além de outros eventos, distribuição de materiais informativos e dispensa de pessoas do grupo de risco em atividades acadêmicas

Área de convivência da Universidade Federal de Goiás (UFG) | Foto: Divulgação/UFG

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) implantou uma comissão responsável pela elaboração de planos de contingência com medidas de prevenção ao coronavírus na comunidade acadêmica. A iniciativa foi uma resposta a uma solicitação do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

A comissão irá controlar o fluxo de atendimento para casos suspeitos ou confirmados do Covid-19. Também, campanhas de disseminação de informações sobre o coronavírus e como se prevenir. Materiais serão disponibilizados nas redes sociais, Portal UFG, banners e cartazes espalhados por locais de grande circulação com objetivo de alcançar 28 mil pessoas.

“As medidas elaboradas pela comissão seguem recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás”, disse o comunicado da instituição.

Ainda, o informativo esclarece que “está sendo reforçada a disponibilização, para toda a comunidade acadêmica da UFG, de materiais para higiene das mãos, com objetivo de melhorar o acesso às medidas de higiene básica, tal como recomendado pelos órgãos de saúde pública”.

Medidas

Em nota à comunidade acadêmica, o Comitê UFG pediu para que servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e visitantes que estiveram recentemente em viagens internacionais realizem suas atividades remotamente até o décimo quarto dia contado da data de entrada no Brasil. Também suspendeu todos os eventos no âmbito da universidade, como seminários, congressos, simpósios, workshops e atividades culturais etc).

Ainda, estão suspensas as colações de grau previstas para o mês de março.A instituição pediu que pessoas de grupos de risco, como idosos, diabéticos, grávidas, asmáticos, hipertensos, portadores de insuficiência renal crônica, doenças respiratória crônica, cardiopatas e imunossuprimidos em geral evitem participar de atividades acadêmicas.

Pessoas que tiverem contato com casos suspeitos ou confirmados do Covid-19, deverão se afastar das atividades durante 14 dias. Caso apresentem dificuldades respiratórias, a UFG recomenda procurar atendimento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.