UFG estuda retorno às aulas com parte dos estudantes em EAD e outra presencial

Proposta que deve ser votada nesta sexta-feira, 22, prevê a modalidade à distância entre estudantes com acesso aos meios tecnológicos necessários e regime presencial aos demais

Um grupo de trabalho da Universidade Federal de Goiás (UFG) está elaborando plano de retorno às aulas da instituição, suspensas há mais de dois meses em razão da pandemia. Conforme apura o Jornal Opção, a proposta deve ser apresentada já nesta sexta-feira, 22, durante sessão do Conselho Universitário (Consuni).

As informações repassadas à reportagem detalham que o plano prevê duas dinâmicas de aulas. Para a parcela de estudantes munida dos meios tecnológicos necessários, o que inclui computador e internet, haveria adoção de Ensino à Distância (EaD). Com menos alunos em sala, a instituição adotaria aulas presenciais para a segunda parcela de discentes.

Oficialmente, a UFG confirmou a discussão sobre o assunto, mas destacou ainda não haver decisão sobre o plano, já que ele ainda vai passar por votação. Também não há informações sobre datas, mas o retorno não deve acontecer antes do próximo mês, já que o atual decreto mantém as aulas suspensas em Goiás até o início de junho, podendo ainda ser prorrogado.

Dificuldades

Ainda no início da pandemia, o reitor Edward Madureira conversou com Jornal Opção, quando destacou as dificuldades de implementar o EaD, apontando os diversos perfis de estudantes que a instituição recebe, incluindo alunos com deficiência.  

Desde o início do mês, a Universidade vem apurando junto aos estudantes a porcentagem de acesso à tecnologia através de questionários, mas ainda não divulgou o resultado dos dados.

Vale destacar que apesar da suspensão de aulas dos cursos de graduação e pós, a rotina da UFG foi adaptada para as demandas diante da pandemia, incluindo produção de EPIs para a Saúde, trabalhos nas áreas biológicas, no desenvolvimento de testes, produção de protótipo de respirador, entre outras.

*Outras informações serão acrescentadas nesta matéria a depender do retorno à solicitação de detalhamento feito pela reportagem.

Uma resposta para “UFG estuda retorno às aulas com parte dos estudantes em EAD e outra presencial”

  1. Jordanna Prado disse:

    E quanto aos alunos do segundo semestre, que ainda terão que confirmar a presença online? Os dias, 04 -11/08 permanecem o mesmo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.