UFG e Goinfra vão executar projeto de infraestrutura com baixo impacto ecológico
20 julho 2023 às 20h00
COMPARTILHAR
*Com informações de Fabrício Vera
A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) firmaram um acordo de 60 meses para a execução de projetos de infraestrutura em regiões periféricas do Estado. O foco é garantir que os projetos tenham baixo impacto ecológico e auxilie as comunidades no acesso aos serviços públicos.
O governador Ronaldo Caiado (UB) apontou que as pesquisas identificarão quais tipos de obras são mais adequadas para cada ambiente, relevo e tipo de terreno, de forma a preservar o meio ambiente.
“São regiões que precisam de quem conhece a vida como ela é. É muito fácil estar aqui dentro do gabinete, mas como vive o cidadão no Terra Ronca? Como vivem os Kalunga? Nós precisamos desse apoio”, aponta. Ele cita, por exemplo, a dificuldade em levar energia elétrica para a população que vive na Serra do Cavalcante. Segundo Caiado, o Estado garantiu a chegada de placas fotovoltaicas, mas que outras alternativas devem ser implementadas para garantir o bem estar dessa população.
Nos cantos mais longínquos de Goiás, comunidades inteiras vivem, praticamente, em total isolamento. “A presença da Universidade é o que nos credencia para dizer que é possível determinar a maneira como podemos chegar a essas áreas”, pontua.
Ele cita a incidência de tuberculoso infantil e da doença de chagas como fatores fundamentais para a ampliação da infraestrutura para a chegada de serviços públicos e o favorecimento da interligação dos municípios. “Temos regiões com mais de 2 mil famílias assentas que não tinha nada. Na GO-116, em Formosa, fizemos 25 pontes de concreto. Era uma região que os alunos só tinham aula nos dias que não tinha chuva, porque nos dias que chovia, eles ficavam ilhados”, lembra.
A Goinfra ficará responsável por supervisionar o convênio, fornecer informações, documentos, relatórios de vistorias e mapas. “Temos de deixar o legado de contratos cada vez melhores. Nos 77 anos de história da autarquia, nunca tivemos um instrumento com uma universidade federal. É algo inédito”, disse o presidente da agência, Lucas Vissotto. De acordo com o gestor, nos próximos meses parceria semelhante deve ser firmada com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
“A UFG vem apresentar sua expertise, seu engajamento e seu compromisso com projetos de impacto que transformem Goiás. A infraestrutura de grande porte precisa também ter o cuidado com a fauna e a flora. Mais do que realizar ações, estamos pensando juntos em como salvar áreas importantes de preservação”, salientou a reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima. O foco dos projetos é a sustentabilidade, aliando infraestrutura e preservação ambiental.
Leia também:
Ranking coloca a UFG entre as 50 melhores universidades da América Latina
Caiado anuncia investimentos no setor de energia solar em Goiás