UFG desenvolve teste rápido e de baixo custo para detecção da Covid-19
07 maio 2021 às 18h34
COMPARTILHAR
Teste molecular RT-LAMP gera um resultado mais rápido e será disponibilizado por um valor mais baixo que os disponíveis hoje no mercado
A Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu um teste rápido para a Covid-19 que tem resultado disponível em apenas 50 minutos – o RT-LAMP para detecção do coronavírus. Segundo Gabriela Duarte, professora do Instituto de Química da Universidade, o teste molecular é similar ao RT-PCR. No entanto, ele possui princípios e reagentes diferentes, o que acaba por fazer com que seu resultado seja obtido em menos de uma hora e o custo seja mais baixo. Gabriela afirma ainda que o teste em questão deve passar a ser realizado em laboratórios nas próximas semanas, sendo ofertados a um valor mais baixo.
O teste RT-LAMP detecta a presença do Sars-CoV 2 durante a chamada fase de infecção ativa, que vai do 3° ao 10° dia de sintomas. Ele também é capaz de detectar a presença do vírus em portadores assintomáticos, garantindo que essas pessoas sejam identificadas e logo possam iniciar o tratamento mais adequado para a doença. “O teste é útil para detecção rápida das pessoas infectadas e o isolamento das mesmas para contenção da disseminação do vírus.”, afirma Gabriela.
A tecnologia desenvolvida por pesquisadores da UFG ainda é capaz de detectar as novas variantes do vírus. José Garcia, diretor do Hospital das Clínicas, ressaltou que o teste é de ótima qualidade e poderá ajudar bastante no controle da pandemia. Há também outras vantagens como a necessidade de um aparato instrumental barato para sua realização, além de ser bastante confiável e poder ser aplicado em locais com pouca estrutura laboratorial.