UFG comemora 150 anos da imigração italiana no Brasil; veja programação
24 setembro 2024 às 11h01
COMPARTILHAR
Em 2024, completam-se 150 anos do desembarque dos primeiros imigrantes italianos no Brasil. Esse vínculo ganhou reconhecimento oficial em 2008, quando o governo brasileiro instituiu o Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro. Para lembrar essa data, a área de Italiano da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) organizou uma série de homenagens.
A UFG tem ligações com a imigração italiana, contando com a contribuição de diversos professores que ajudaram a moldar a instituição. Nomes como Mari de Nasaré Baiocchi, Egidio Turchi, Fabrizio D’Ayala Valva, Giuseppe Bertazzo, Belkiss Spenzieri, Celina e Maria Zaíra Turchi, além de José Ângelo Rizzo, foram importantes na formação de profissionais e cientistas na região Centro-Oeste.
Por isso, a faculdade decidiu prestar homenagem a esses docentes e a todos os ítalo-descendentes que colaboraram para a construção da história de Goiânia e de Goiás.
A Igreja São Judas Tadeu, onde ocorrerá a celebração, foi projetada por Frei Nazareno Confaloni, um missionário e artista italiano. Sua obra representa a cultura italiana em Goiás, refletindo as experiências dos primeiros imigrantes.
A programação inclui uma missa em italiano, presidida por Frei Lourenço Maria Papin e Frei Marcos Sassatelli, que também foi professor na UFG. Após a missa, haverá um concerto com o tenor Adriano Pinheiro e corais locais, celebrando a tradição musical italiana.
A bagagem cultural trazida pelos imigrantes do passado mais remoto, bem como de um passado mais recente, amalgamada à realidade brasileira, permitiu o surgimento de novos traços culturais, novas condutas, novos olhares, nova abordagem e, por conseguinte, nova cultura, onde não se sobressai uma ou outra, mas surge uma cultura ítalo brasileira na qual o melhor de cada uma se manifesta, consolidando esse novo modo de ver e estabelecer relações como uma nova tradição.
Margareth Nunes, professora Faculdade de Letras/UFG
Esta comemoração oferece uma oportunidade para reconhecer a contribuição dos italianos na formação cultural e econômica do Brasil, fortalecendo laços que permanecem ao longo do tempo.
A UFG possui um corpo docente de professores com descendência italiana. Confira abaixo os profissionais.
Serviço – dia 05/10
18h – Santa Messa em italiano com a participação do Coro Italiano Toscanelli
19h – Momento Musical com a presença do:
- Tenor Adriano Pinheiro (EMAC UFG)
- Coro Gradiva (Casa de Cultura Attilio Zamperoni)
- Madrigal Lettere InCanto (FL/UFG)
- Coral Vozes do Aufg Sindicato
- Coro Italiano Toscanelli (AIGO)
Endereço: Rua 242 nº 100 St. Coimbra – Goiânia
Leia também Museu de Nova Veneza preserva história da imigração italiana em Goiás;