UFG cai uma posição e deixa ranking das 20 melhores do país

Esta é a terceira queda consecutiva da instituição, que, em 2015, ocupava a 17ª posição do Ranking Universitário Folha

Em meio a um cenário de crise devido à falta de recursos federais, o Ranking Universitário Folha, divulgado nesta segunda-feira (18/9) pela Folha de S. Paulo, mostra que a Universidade Federal de Goiás (UFG) não está mais entre as 20 melhores do País.

A Federal goiana saiu da 20ª posição, no ranking do último ano, para ocupar a 21ª colocação. Esta é a terceira queda consecutiva da instituição, que, em 2015, era a 17ª melhor do País.

No Estado, a UFG continua isolada bem a frente das outras universidades goianas. No ranking que avaliou quase 200 instituições, a Universidade Paulista (Unip) aparece em 79º lugar, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) está em 104º, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 122º lugar, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em 140º lugar e a Universidade de Rio Verde (Fesurv) em 189º.

Vale destacar que tanto a Unip quanto a Universo não tem unidades apenas em Goiás e o ranking considera a média dos dados coletados em todas filiais do País. As universidades, tanto públicas como privadas, foram avaliadas a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

O levantamento também traz o Ranking de Cursos, com a avaliação dos cursos oferecidos pelas universidades nas 40 graduações com o maior número de ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina. No ranking dos cursos, são levados em conta dois indicadores: ensino e mercado.

Divulgação

USP em terceiro

A Universidade de São Paulo (USP), que já tinha deixado a liderança do ranking no último ano, aparece agora na terceira colocação, atrás da Unicamp, em 2º, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que mantém a liderança.

Completam o top 5 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.