Em parceria com a startup inglesa StreetDrone, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) realizou no Renault Twizy, um veículo elétrico de dois lugares (motorista e passageiro), totalmente controlado por “drive-by-wire” para direção , freio, interferência e sistemas auxiliares.

O veículo possui autonomia de 100 km e leva 4 horas para carregar, com um peso de 450 kg. O sistema operacional foi aprimorado com sensores e câmeras inteligentes e flexíveis, a fim de atender aos requisitos.

O Renault Twizy customizado é o primeiro de vários modais a serem utilizados no laboratório de veículos autônomos e elétricos do Ceia-UFG. Esse laboratório tem como objetivo conduzir pesquisas sobre veículos com direção assistida e autônoma, explorar tecnologias virtuais para assistência a motoristas e passageiros, e investigar a aplicação da Internet das Coisas (IoT) no sistema de trânsito de uma cidade inteligente.

As pesquisas são realizadas por alunos, professores e investigadores de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que desenvolvem aplicações tecnológicas com o uso de Inteligência Artificial em projetos inovadores relacionados à mobilidade, segurança e logística.

Os pesquisadores Aldo Díaz Salazar e Lucas Araújo estabeleceram uma colaboração estreita com a startup StreetDrone em Oxford, Inglaterra, para personalizar o veículo e participar de treinamentos operacionais.

Além da parceria com a startup StreetDrone, o Ceia-UFG também trabalhou em conjunto com a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o SEBRAE no desenvolvimento de tecnologias para veículos autônomos de pequeno porte, incluindo o modelo da startup Synkar.

Atualmente, uma startup brasileira exporta seus veículos para países como Irlanda, Canadá, Portugal e Malásia. Após o desenvolvimento dessas tecnologias para veículos de pequeno porte, o Ceia-UFG está expandindo suas pesquisas para veículos de maior porte, ampliando ainda mais o escopo das tecnologias avançadas.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG) foi estabelecido em 2019 como resultado de uma iniciativa pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), seguindo o modelo de tríplice hélice (academia, governo e empresas).

O Ceia possui contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com 45 empresas privadas (incluindo três estrangeiras) e quatro órgãos públicos, gerenciando cerca de R$ 60 milhões em projetos de inovação.

A unidade Embrapii do Ceia-UFG exerce um papel fundamental na capacitação e formação de alunos matriculados em programas de graduação, mestrado e doutorado. Os estudantes estão envolvidos em diversas áreas rápidas, como saúde, energia, logística, indústria, agronegócio, finanças e veículos autônomos.