A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas para o 2º Fórum de Ciência Política e Relações Internacionais, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento é gratuito e promovido por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da UFG, com apoio de docentes e pós-doutorandas do programa.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O Fórum tem como objetivo promover a difusão de pesquisas interdisciplinares, abordando os desafios políticos contemporâneos tanto em cenários globais quanto locais. Entre as atividades previstas haverá com professores da UFG e convidados de outras instituições do país, além de lançamentos de livros, uma feira cultural e mesas de discussão com personalidades importantes para o campo da ciência política e das relações internacionais.

Segundo Bruna Pithan, uma das organizadoras, e o evento busca promover a troca de experiência entre pesquisadores e a sociedade. Já a professora Marina Bolfarine Caixeta, do PPGCPRI, reforça a importância de eventos como o Fórum para fortalecer o vínculo entre a academia e a sociedade. “Estamos comprometidos com a formação de pesquisadores éticos, que tragam para suas investigações as inquietações da realidade social em que estão inseridos”, destaca.

Submissão de trabalhos

A programação de eventos do evento inclui ainda a submissão e apresentação de trabalhos acadêmicos dentro de nove grupos de trabalho, que abordarão temas como gênero, raça e etnia; migrações; segurança internacional/ e políticas públicas. Os interessados em submeter trabalhos devem acessar o edital completo, disponível no site da UFG.

Os trabalhos aceitos serão lidos e comentados por professores e demais participantes dos GTs, proporcionando um ambiente de desenvolvimento acadêmico. Além disso, os resumos apresentados serão publicados nos anais do evento, o que contribuirá para o currículo dos participantes.

Formação e expectativas

A professora Marina Bolfarine também destacou que a UFG, além do mestrado, está autorizada a abrir o curso de doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais. O processo seletivo está previsto para 2025, junto com a seleção para o mestrado.

Ela também ressaltou a relevância do Fórum como espaço de intercâmbio científico, que apoia a qualificação das pesquisas em andamento. “É uma oportunidade de ampliar as redes de pesquisa e entender melhor a vocação deste programa no contexto goiano e nacional”, conclui.

O evento é aberto tanto para estudantes quanto para o público em geral, sendo uma oportunidade para ampliar o debate sobre temas políticos contemporâneos e fortalecer a conexão entre universidade e sociedade.

Leia também:

UFG segue entre as melhores universidades do planeta, segundo ranking

Do século XIX, escola de direito da UFG é mais antiga que a própria capital