Uber lança ferramenta para identificar paradas inesperadas durante viagens em Goiânia
21 janeiro 2020 às 11h20
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Denominada U-Ajuda, a tecnologia detecta uma parada não prevista e pode iniciar uma checagem de forma automática, mostrando os recursos de segurança do aplicativo de transporte
A partir das próximas semanas, motoristas parceiros e usuários da Uber em Goiânia passarão a contar com mais uma camada de segurança durante o uso do aplicativo. A ferramenta, denominada U-Ajuda, poderá identificar eventos raros, como uma parada longa e não prevista na rota.
Se um evento desse tipo for detectado, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem enviando uma mensagem para o motorista parceiro e usuário direcionando-os às ferramentas de segurança do aplicativo. Dentre elas estarão as opções de ligar para a polícia, compartilhar a viagem ou até mesmo abrir um contato com a central de atendimento da Uber para casos não urgentes.
A nova ferramenta faz parte de uma série de novos recursos e iniciativas voltadas à segurança anunciadas durante o evento global da empresa sobre o tema, realizado em São Paulo no mês de novembro do ano passado. Ela utiliza o poder do GPS e de outros sensores no smartphone, e começará a ser testada nesta terça-feira, 21.
“A nossa visão é que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover. Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem”, explicou Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil.
Outros recursos
A Uber também anunciou a implantação de outras ferramentas voltadas à segurança de motoristas e usuários do aplicativo. Elas serão testadas e aplicadas gradativamente ao longo de 2020. Conheça cada um dos recursos:
U-Áudio (Gravação de áudio): Motoristas parceiros e usuários passarão a ter a opção de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, em algumas regiões. Concluída a viagem, se desejarem informar algum problema, podem encaminhar o arquivo de áudio para a Uber. O conteúdo, criptografado, fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação, mas só a Uber tem acesso – se o arquivo for compartilhado com a empresa. O arquivo enviado ao suporte em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.
Verificação de documentos: Com o objetivo de prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, a Uber começou a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile. Por meio dele, usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no cadastro ou antes de realizar uma viagem serão solicitados a submeter um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados. O recurso chega ao Brasil ainda esse ano.
U-Selfie (Selfie com movimento): Além da selfie que os motoristas parceiros já fazem de tempos em tempos para ficar online, o recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados – como piscar, sorrir, virar o rosto. Isso trará mais uma camada de segurança e permitirá verificar que o motorista é aquele que se cadastrou no aplicativo. É uma ferramenta voltada à prevenção de fraudes e à proteção da integridade da conta dos motoristas parceiros.
U-Código (Verifique sua viagem: Senha, Ultrassom): Um avanço exclusivo na ferramenta que recomenda ao usuário conferir as informações para ter certeza de que está entrando no carro certo. O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. Além disso, a Uber anunciou que está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha. No futuro, os números recebidos pelo usuário passarão automaticamente pelo aparelho do motorista, e o usuário vai receber uma confirmação no seu celular (como uma vibração).
Relato de problemas durante a viagem: Permite ao usuário denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, tal como direção imprudente. Depois da viagem encerrada, ele receberá contato do time de suporte para mais informações e encaminhamento da reclamação. Caso o usuário e o motorista parceiro se avaliem com uma estrela, eles não farão mais viagens juntos na plataforma da Uber.