Uber contesta decreto da Prefeitura de Goiânia que obriga identificação de carros

Segundo empresa, o decreto de Iris que regulamenta aplicativos de transporte “traz muita exposição, não é prático e resulta em altos custos para os motoristas”

Iris Rezende (PMDB) assina decreto para regulamentação do Uber em 2017 | Foto: Marcelo Gouveia /Jornal Opção

Depois de meses emperrado, o decreto que regulamenta os transportes de passageiros por aplicativos como Uber, 99 Pop, Easy e 99 Taxi, que agora é responsabilidade do município, recebeu um posicionamento contrário da Uber referente a um dos pontos do documento: a identificação dos carros.

No decreto vigora que os veículos estejam identificados com um adesivo afixado nas duas portas dianteiras sob responsabilidade do próprio motorista, caso contrário, sem a placa, há pena de R$ 500 pela infração, que é considerada gravíssima.

De acordo com a startup, porém, “o modelo de identificação visual imposto pela Prefeitura de Goiânia resulta em mais gastos e maior exposição aos motoristas parceiros de aplicativos, sem que isso traga benefícios nem para eles, nem para os usuários”.

Além disso, a Uber reforçou que situação resulta em alto custo para os motoristas, o modelo não é prático, pois precisa ser aplicado dos dois lados do veículo, exigindo ao condutor sair do carro cada vez que quiser retirar a identificação quando não estiver dirigindo para aplicativos.

Dessa forma, segundo a empresa, “a obrigação imposta não condiz com a flexibilidade de tecnologias que permitem aos motoristas se conectar ou desconectar do aplicativo com um simples toque no celular. E por ser uma identificação externa, o adesivo pode ser facilmente removido por terceiros e resultar em sanções aos motoristas”.

Ainda de acordo com a startup, um modelo parecido tem sido adotado em Campinas, São Paulo, e não tem dado certo. Confira:

“Em Campinas, cidade que adotou modelo de identificação semelhante, os motoristas têm procurado o centro de atendimento da Uber para revelar preocupação com a segurança, pois dizem terem ficado mais expostos nas ruas com um identificador tão chamativo em seus carros.

Lá, o modelo também não trouxe benefícios aos usuários, pois, como mostrado em reportagens locais, o adesivo não garante que o veículo esteja cadastrado na Uber. Em cada solicitação de viagem pelo aplicativo, a Uber já informa ao usuário dados que são muito mais precisos para aumentar sua segurança, como placa, modelo e cor do veículo, além de nome e foto do motorista.”

12 Comment threads
23 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
27 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Flavio de Oliveira ramalho

Quero ver o que vai trazer de benefícios pra sociedade, Pq o íris não vai preocupar com as ruas emburacadas, com a saúde, e a segurança pública. Daí -me licença senhor íris, tem coisa muito mais importante pra preocupar, já que o senhor não pode ajudar, ver se não atrapalha, já basta o desemprego que está alamante, sem contar os asaltos, que os motoristas sofrem, agora querem que eles ficam mais voneravel.

JOSE CARLOS DA SILVAv3

Sou usuário do serviço de transporte por aplicativos nós passageiros precisamos de mais segurança e esta identificação vai nos ajudar a evitar de pegar um carro que não esteja legalizado para a prefeitura de Goiânia.

Hélio S. P. Silva

Está exigência da Prefeitura de Goiânia revela falta de tato e de conhecimento da situação dos motoristas da Uber. Sou motorista da Uber e já fui assaltado duas vezes. Dirigir um veículo identificado nos deixariam mais vulneráveis, expostos e seríamos mais facilidade identificados pelos bandidos. É lamentável que nosso prefeito não tem nenhum conhecimento dos perigos que enfrentamos.

JOSE CARLOS DA SILVA

Assalto faz parte do risco de todas as atividades não quer correr riscos vai fazer outra atividade Parabéns a prefeitura de Goiânia nós usuário de aplicativos precisamos ter os carros identificados para não sermos enganados.

João Paulo

Tu tá com cara de ser usuário assaltante de motorista Uber
Qualquer ladrão pode colar um adesivo no carro e sair embarcando passageiro e na metade da viagem declarar o assalto
seu verme maldito

Roberto

Bom dia helio .
Acho que quem cadastra ,fiscaliza, e paga pelos impostos taxas , sem repassar ao motorista , estamos pagando para trabalhar com esses valores de viagem
.
a prefeitura deveria impor limites de carros para todas as empresas.
A prefeitura deveria tabelar os valores das corridas para todas empresas.

Rafael Rios

Ue mas o carro dos taxistas não são identificados ?

Paulo

Ninguém quer andar de táxi, logo vivem quebrados, ninguém rouba gente quebrada n!

Diago San

E por isso eles na compra de um carro novo, tem ate 60% de desconto. nao paga IPVA, apena seguro obrigatorio de 250 reais. e ainda cobram o dobro das viagens do uber.

Junio

Arruma um trabalho de verdade

Calos Souza

Como é incrível que qualquer tipo de ” regras” mesmo sendo as mínimas possível a Uber sempre tem que reclamar. Seja aqui no Brasil seja no mundo todo. Ela tá achando q é a dona do mundo. Se eu quiser abrir qualquer tipo de negócio eu tenho o mínimo de regras. E pior a tem gente na população que apóia essa vergonha. Digo isso pq já passei por caso constrangedor nesse tipo de modal e hj não uso de forma alguma, percebi que hj é pegar uma carona com qualquer um não tem nenhum tipo de segurança…. Voltei p o… Leia mais

MARCONIO CELESTINO DE MATOS

Faça o seguinte… Baixe o app de motorista da uber, e se cadastre como motorista, ai vc vai ver se é tão simes assim… Só assim vc vai ter noção do quanto a uber é rígida no processo de cadastro de seus motoristas… Me diga quem garante a vc quando usa um taxi, que o motorista que esta dirigindo é realmente o mesmo cadastrado na prefeitura? Que realmente ele não seja uma pessoa com antecedentes…? Se vc nao sabe amigo, o app para motoristas tem reconhecimento facial, para garantir que quem esteja dirigindo, seja realmente a pessoa cadastrada na plataforma…… Leia mais

Roberto

Bom dia Carlos. No meu caso tive uma experiência negativa foi com o táxi. Fui roubado, além de pagar caro na corrida. E ficou por isso mesmo, não fui amparado pela prefeitura. Então cada caso é um caso, o sistema tecnológico hoje nos ajuda muito, e prático você aciona no celular, e já tem resposta se tem carro ou não. Então se tiver que acontecer vai acontecer. A uber e rígida mesmo e tem que ser. Tem gente muita maldosa, então só participa quem tem comportamento bom . Eu gosto assim.

ANTONIO BASILIO COEV LAMAS

Está certíssimo.acho correto a identificação e no futuro posso até mesmo entrar com vínculo empregatício.comprovando através de fotos e outros

David Luiz Delfino

Uma regra abestada desta que só atrapalha tem que reclamar mesmo. A uber não é a dona do mundo, mas foi a saída emergencial para muitos que perderam o emprego devido a incompetência de políticos assim, que só atrapalham. Lamentável a falta de bom senso e ou conhecimento da realidade brasileira.

Junio

E isso ai to com vc.

Alaor Rodrigues

Facilmente alguém pode roubar um carro, colocar uma destas placas também roubadas e sair pegando passageiros e cometendo os mais diversos crimes.
O meio eletrônico de chamadas e um simples selo com QR Você no interior do veículo já da segurança ao passageiro e ao motorista.

Táxi nunca mais

Todos (TODOS) sabem que isso é manipulado pela máfia taxista de cooperativas e sindicatos.
Sujeira desse grupo que rouba passageiros há décadas e não aceitam que perderam, tentam a todo custo, mas é só questão de pouco tempo pra desapareceram.

Jorge

O táxi sempre vai existir, e a uber também. Mas o grande problema e que a população brasileira gosta de ser escravizada, nos ainda continuamos sendo escravos do americano e não percebemos, o que ganhamos mal dá pra sobreviver.

Junio

Kkkkkkkk não sabe de nada seu verme, sou taxista com muito orgulho o taxi ta longe de acabar, vcs vão comer na nossas mãos kkkkk

Marcos

Isso que você escreve mostra tal qual é o seu perfil profissional.

Makarelo

vamos comer e com sua mamae.

Paulo

Não tem útero nem táxis qualquer um hoje é taxi e uber lesão não querem identificação porque trabalhão clandestino todos tem cartões e ficam obrigando os passageiros a ligar para eles por fora do uber porque o valor das corrida do uber as vezes não dá nem pra gasolina

João campos.

Tenho certeza absoluta que vc não sabe o que diz,
Porque vc nunca foi e nunca vai ser assaltado por um taxista
Seria muito bom que vc lavasse sua boca pra falar de taxista. Vc só é um maldito desprezível que quer ver a desgraça dos outros.

Daniel Tavares

Engraçado, no Brasil a empresa não quer que seus motoristas sejam identificados, mas no país de origem (EUA), todos os veículos possuem identificação com um selo no vidro, o mesmo acontece na EUROPA e os VTC’s (veiculo de transporte com chauffer), e até com os PHV (private hire Vehicle), todos estes possuem identificação e trabalham no modelo UBER, na verdade a falta de identificaação, DIFICULTA A FISCALIZAÇÃO POR PARTE DO PODER PÚBLICO, a empresa deveria ser punida somente por soltar uma nota dessas, e assumir que EM PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO EXISTE IDENTIFICAÇÃO, LIMITAÇÃO E REGRAS, mas como o “brasil”… Leia mais

Rodrigo

Isso é uma falta do que fazer , tanta coisa pra prefeitura de preucupar e eles vêm inventar essa ideia que esta colocando em riscos os motoristas de uber que ficam mais Visados por bandidos , eles deveriam era aumentar o policiamento e a segurança !

Paulo

Querido trabalhar clandestino e cara dos brasileiros

Isaac

Não é clandestino, está previsto em lei, muda a desculpa que essa já acabou kkkk

LUIS DE LUCA

O Uber veio principalmente para atender uma população que não conseguia pagar o táxi. Além disso não ando mais de táxi porque eles são bastante visíveis para serem assaltados com ou sem passageiros. Se o táxi oferecesse mais segurança com preço competitivo, tanta gente não iria optar pelo Uber. Em vez dos taxistas brigarem com a Uber, deveriam brigar com a prefeitura de sua cidade e governos estaduais e federais para reduzirem os impostos de serviços. Muitos taxistas já estão aderindo o Uber para poder ganhar dinheiro.

Rildo de Almeida

Se os táxis que atendem a todos os apps andam identificados, por que os veículos não podem ser identificados trazendo mais segurança pra eles? Com os carros identificados, a polícia pode abordar e verificar se o passageiro não é um criminoso prestes a atacar o motorista. Funciona muito bem nos táxis, por isso é mais seguro…

Fabrício Nélio Feitoza

Eu como presidente da cooperativa dos motoristas particulares de Goiás (COOMPAGO) venho expor que somos contra a identificação lateral como exigência do decreto municipal.. vamos lutar para reverter a situação.. e estamos acompanhando junto a câmara municipal para apresentação do projeto de lei que garanta a viabilidade da atividade em Goiânia.. ass. Fabrício Feitoza

AGNALDO F SOUZA

O correto era acabar com Uber pq tá uma robalheira só,app sem noção, paguei 40 reais em uma corrida,e na volta pra casa do mesmo lugar eles queria 175,pelo amor de Deus com 175 eu faço uma viagem pra fora do Estado,#Fora Uber

Makarelo

kkkkkk. vc nao e obrigado a nasa maluko. se pagou foi pq quis. vai de onibus. ape. de bicicleta. nas costas da mama. vai a merda tbem

AGNALDO F SOUZA

#fora Uber,ja era uma robalheira só,não tem condições uma corrida de 15 km ser cobrado 175 reais não,com 175 eu viajo pra fora do Estado.

Leonardo nunes

A prefeitura tem e de tapar esse monte de buracos que existem em goiania ninguem aguenta mais cair em buraco e tampem logo pois a chuva esta vindo ai ai quero so ver a desculpa…