Após aprovação em primeira votação na Câmara Municipal de projeto de lei que restringe serviço na capital, empresa afirma que continua “completamente legal no Brasil”

 | Foto: Marcelo Gouveia
Empresa, em resposta a Projeto de Lei da Câmara Municipal, afirma que não há ilegalidade na forma como o Uber funciona| Foto: Marcelo Gouveia

No dia em que a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei que regulamente o serviço do Uber como uma viagem de táxi, a empresa emitiu nota, na qual responde à proposta do vereador Carlos Soares (PT). “A Uber continua completamente legal no Brasil e decisões judiciais confirmam isto”, informou a empresa.

[relacionadas artigos=”61858″]

De acordo com a nota, o Uber afirma que o serviço feito pelos motoristas da empresa tem respaldo na Constituição Federal. “Está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal 12.587/2012) como transporte individual privado, que é diferente do serviço prestado por táxis.”

A proposta de Carlos Soares, na prática, transforma o Uber em um serviço de táxi convencional, com as mesmas regras impostas aos taxistas.

No texto do Projeto de Lei, que recebeu 22 votos favoráveis e nenhum contrário nesta quarta-feira (23/3), o Uber é caracterizado como clandestino por ser um transporte individual e remunerado de passageiros em veículo não autorizado, com previsão de multa e medidas administrativas contra as empresas que não cumprirem as leis municipais do setor.

Para o vereador, o Uber é uma “predatória de captar clientes, configurando uma concorrência desleal com os taxistas que cumprem os requisitos legais regulamentados pelo poder executivo”.

Leia a nota completa do Uber enviada ao Jornal Opção:

O serviço que os motoristas parceiros da Uber prestam tem respaldo na Constituição Federal e está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal 12.587/2012) como transporte individual privado, que é diferente do serviço prestado por táxis. A Uber continua completamente legal no Brasil e decisões judiciais confirmam isto.

Vale destacar que a Uber segue operando normalmente em Goiânia, oferecendo uma opção de transporte seguro, acessível e confiável para a população.

Uber Brasil