TV Globo modifica filme “Tim Maia” e “limpa” imagem do “rei” Roberto Carlos em minissérie

Alterações foram tão grandes que o diretor do longa-metragem, Mauro Lima, pediu que as pessoas não vissem o especial exibido pela maior emissora do Brasil

Retratado como (quase) vilão no filme “Tim Maia”, lançando em outubro de 2014, o cantor Roberto Carlos se tornou (quase) “herói” na minissérie exibida pela “TV Globo”. O especial foi feito a partir do próprio longa-metragem, que foi reeditado e transformado em um produto que mistura ficção com documentário.

Em mensagem publicada em uma rede social, o cineasta que dirigiu o filme, Mauro Lima, pediu a seus seguidores que não assistissem o especial que foi exibido no primeiro e segundo dia de 2015. “Sugiro que não assistam essa versão que vai ao ar hoje e amanhã na Globo. Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei”, escreveu o cineasta no Instagram na quinta-feira (1º/1).

A forma como a história de Tim Maia foi narrada na minissérie da TV gerou reclamações até dos telespectadores, principalmente dos que leram o livro de Nelson Motta, “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia (2007)”, no qual o filme de Mauro Lima é baseado. Além disso, o caso disparatado repercutiu em diversos veículos de imprensa do País.

Um dos maiores (se é que pode medir) absurdos foi, sem dúvidas, o corte de uma cena do filme onde Tim é “humilhado e desprezado” por Roberto Carlos já famoso.  No lugar da cena original, entraram depoimentos do próprio Nelson Motta e de Roberto Carlos, que disse ter dado oportunidade a Tim Maia, sem mencionar o caso em que o “Rei” entregou ao “amigo” botas usadas e dinheiro amassado no camarim, situação representada no filme como humilhante para o grandioso artista que introduziu o estilo soul na música popular brasileira.

Na versão global — que, segundo a emissora, “não é uma reexibição do filme”, embora utilize o material gravado por Mauro Lima —, Nelson Motta contradiz (olha só!) seu livro e afirma que o “Rei” Roberto fez o que estava ao seu alcance para ajudar Tim. Por sua vez, Roberto conta que indicou seu companheiro da banda “Os Sputiniks” (década de 1950) a uma gravadora. É de rir. Ou chorar.

Confira abaixo o trailer do filme que pode ser encontrado completo na internet: 

3 respostas para “TV Globo modifica filme “Tim Maia” e “limpa” imagem do “rei” Roberto Carlos em minissérie”

  1. Avatar ALANE SOARES disse:

    AMEI O FILME E OS AMIGOS ALI HOMENAGEANDO TIM FOI LINDO!!!!! É MUITA BAIXEZA O QUE QUEREM FAZER COM A IMAGEM DE TIM MAIA DEPOIS DE MORTO PRIMEIRO DEIXARAM EXUMAR O CORPO DO ARTISTA DEPOIS AGORA QUEREM JOGAR AREIA NA AMIZADE DE 3 MONSTROS SAGRADOS DA MPB QUE COMEÇARAM JUNTOS E SEMPRE HOUVE UM RESPEITO MÚTUO AH GENTE RESPEITEM A MEMÓRIA DO TIM DEIXE-O DESCANSAR EM PAZ, DA VIDA NÃO SE LEVA NADA SÓ AS COISAS BOAS QUE FIZEMOS E OS AMIGOS QUE FIZEMOS SÃO IMPORTANTES QUALQUER PESSOA NO MUNDO GOSTARIA DE TER AMIGOS COMO ROBERTO E ERASMO E O TIM TEVE!!!!

  2. Avatar MrGarcianeto disse:

    El Rey

    Secos & Molhados

    Eu vi El Rey andar de quatro,

    de quatro caras diferentes.

    E quatrocentas celas

    cheias de gente.

    Eu vi El Rey andar de quatro,

    de quatro patas reluzentes.

    E quatrocentas mortes…

    Eu vi El Rey andar de quatro,

    de quatro poses atraentes.

    E quatrocentas velas

    feitas duendes

    Polêmicas pra cá, polêmicas pra lá… O próprio Tim conta no Programa ensaio da
    TV Cultura a parte mais autêntica de sua carreira. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=87FNMfTGSmA Vale a Pena ou Vale Tudo? O rei é um boçal!

    Roberto Carlos em Detalhes é um livro de 2006, escrito por Paulo Cesar de
    Araújo – Baixe o

    Livro:
    http://www.suaaltezaogato.com.br/arq/Gavetao/PauloCAraujo_(Roberto_Carlos_em_Detalhe).pdf

    Programa
    Ensaio com Tim Maia em 1992

    https://www.youtube.com/watch?v=87FNMfTGSmA

  3. Avatar Felipe Oliveira disse:

    Eu queria saber se as pessoas que falam aqui daria a outra face como RC fez, o Tim maia humilhou RC na época do conjunto o Sputinicks ele se achava mais do que todo mundo entre acreditar nas história de um drogado ou de um lúcido fico com a segunda opção, RC quando fala passa credibilidade o Tim quem acredita num doidão só quem for louco, pois uma pessoa alterada ela tem alucinações mas RC vendo isso, engulam foi ele quem lançou o Tim para o Brasil e o Tim sabia tanto dessa qualidade do RC, que ao invés dele procurar Erasmo foi procurar RC ,mesmo depois das humilhações que ele fez, RC tem uma personalidade forte ele mesmo disse que no início da carreira brigavam muito eles chegavam nos lugares os caras folgavam eles saiam no braço mesmo RC é transparente mas tem um coração mole, mesmo com mágoas do Tim não ia deixar o Tim com as mãos vazias mas se ele foi grosso com ele teve razão o Tim era grosso com os colegas RC respeita os colegas mas não é santo ele não suporta gente mal educada, isso sempre foi um traço da personalidade dele mas isso é fato engulam quem lançou o Tim maia foi o Roberto carlos o Rei e o Tim quis assim foi atrás dele pra isso, ele quis ser lançado pelas mãos do Rei RC mordam a língua, esse fato ninguém pode mudar, Tim existe porque teve a sorte de cruzar na vida dele com RC, foi a sorte dele!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.