TV Assembleia transmite ao vivo licitação para gerência da folha de pagamento da Casa
02 dezembro 2016 às 18h47

COMPARTILHAR
Transmissão faz parte de série de ações de transparência implementada nos últimos dois anos; banco Santander foi escolhido por meio do pregão

Na tarde desta sexta-feira (2/12), foi realizada a licitação para contratação da instituição financeira que prestará serviços à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Todo o procedimento foi transmitido ao vivo pelo Portal da Assembleia e, ainda, pela TV Assembleia (61.2), cujo canal aberto foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (1º).
[relacionadas artigos=”81472″]
Única instituição credenciada, o banco Santander foi habilitado na licitação e, portanto, a partir de janeiro de 2017 será o responsável por gerenciar a folha de pagamento do Parlamento goiano e a movimentação bancária da pessoa jurídica da Alego.
A decisão de transmitir o pregão ao vivo veio da Mesa Diretora da Alego, que vem implementando uma série de ações de transparência. A iniciativa inédita de dar transparência ao certame complementa um conjunto de ações institucionais desenvolvidas nos últimos dois anos.
Por meio do Portal de Transparência, por exemplo, é possível conhecer quem são os servidores da Assembleia, bem como a lotação e a remuneração. Também é possível acompanhar todos as publicações oficiais e a tramitação detalhada das matérias na Casa.
Pregão
A abertura do processo e os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação da Alego, Frederico Leão Abrão. O diretor-geral da Casa, Fabiano Gomes de Oliveira, acompanhou o processo.
O Santander ofereceu o valor de R$ 6.450.000,00 (seis milhões, quatrocentos e cinquenta mil reais). Também consta na proposta que a taxa para liquidação de boletos bancários de seleções e concursos realizados pela Assembleia durante a vigência do contrato será de R$ 2,48. Posteriormente, o pregoeiro deu início à fase de lances, na qual o Santander aumentou em R$ 10 mil o valor inicial. O lance de negociação, R$ 6.460.000,00 (seis milhões, quatrocentos e sessenta mil reais), foi aceito pela Alego.
Os documentos do banco foram analisados e os servidores da Assembleia concluíram que o Santander poderá assumir os serviços bancários a partir do próximo ano. Frederico Leão explicou que o atual contrato com o banco Itaú se encerra no dia 2 de janeiro e que há trâmites burocráticos a serem cumpridos até a transição entre as instituições financeiras.
“O Santander tem dois dias úteis para apresentar a proposta corrigida, de acordo com lance final. Em seguida, encaminharemos o processo para homologação. Posteriormente, o processo homologado segue para o Departamento de Contratos da Casa para formalização”, detalhou o presidente da Comissão Permanente de Licitação da Alego.
O assessor da Coordenadoria de Contratos da Assembleia, Henrique Célio Martins, explicou que a licitação deriva de uma determinação legal. “A lei estabelece o limite de 60 meses para o contrato. O Itaú é o banco pagador vinculado à Assembleia desde 2011. Portanto, a licitação nesse momento vem cumprir uma exigência da lei”.