Turista escorrega e morre afogado em cachoeira na Chapada dos Veadeiros
18 fevereiro 2024 às 16h36
COMPARTILHAR
Um turista morreu afogado após escorregar em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, na tarde deste sábado, 17. O homem, identificado como Pedro Henrique Pereira Alves, de 29 anos, estava a passeio com um grupo de 11 turistas. Ele teve o corpo encontrado uma hora após o acidente por um funcionário do parque.
Pedro morava no Distrito Federal (DF). Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), ele escorregou e caiu na parte funda da cachoeira Almécegas 1, na Fazenda São Bento. Ele acabou sofrendo o afogamento, permanecendo submerso por cerca de uma hora. A corporação ainda ressaltou que o corpo foi retirado de uma profundidade de sete metros já sem vida.
A testemunha Jones de Souza, de 39 anos, relatou que antes da vítima ter submergido totalmente no meio líquido ela sofreu aproximadamente “3 minutos de angústia e pânico na flor da água”, vindo posteriormente a submersão total.
Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que a vítima não apresentava sinais vitais. O Corpo de Bombeiros usou técnicas de salvamento terrestre para realizar o transporte do corpo da cachoeira até a sede da atração turística, a 1 km de distância, em terreno rochoso, acidentado e íngreme.
Quatro policiais militares, dois agentes da Polícia Técnico-Científica e seis guias locais deram auxílio na operação. Ao final, a vítima ficou sob os cuidados da Polícia Técnico-Cientifica do Estado de Goiás.
Posteriormente, o corpo foi liberado para a família pelo Instituto Médico Legal (IML). A reportagem não conseguiu localizar familiares de Pedro.
Acidentes na Chapada
Existem mais de 120 cachoeiras catalogadas na Chapada dos Veadeiros. A maior parte fica dentro de terrenos particulares, que não possuem salva-vidas e muitas também não contam com manejo de trilha, sinalização apropriada e corrimão, quando necessário.
Devido à atual legislação, o governo local não pode exigir que os proprietários ofereçam esses serviços, mesmo que eles trabalhem recebendo turistas. Uma dos aspectos mais críticos da segurança na Chapada dos Veadeiros é a falta de um grupamento de bombeiros nos municípios próximos. Alto Paraíso, por exemplo, até hoje não tem uma unidade própria. O atual prefeito de Alto Paraíso de Goiás é Marcus Adilson Rinco.
Quem atende a região do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás é o Quartel de Planaltina, localizado a mais de 200 km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
- Leia também: Homem cai de cachoeira em Cavalcante