Tumblr reúne fotos de eleitores que tiraram selfie na cabine de votação

A punição para quem tira fotos junto à cabine eleitoral pode chegar a dois anos de prisão e R$ 16 mil em multa

Aparentemente sem terem ciência de que a conduta trata-se de crime eleitoral, centenas de eleitores têm registrado seus momentos junto às urnas eletrônicas neste domingo de eleições (5/10) e publicado nas redes sociais. Como não poderia deixar de ser, um Tumblr, intitulado #SelfieNaUrna, já foi criado com a intenção de coletar e, por quê não, tirar sarro dessas imagens.

Até o momento, há 18 publicações no blog. Há inclusive famosos na lista, como o ex-Casseta & Planeta Hélio de La Peña. No caso dele, porém, não foi uma selfie, e sim uma simples foto da urna eletrônica, onde pode-se ver o voto ao presidenciável Aécio Neves.

Um dos retratados no Tumblr fez questão de digitar “13” apenas para tirar uma foto com um gesto obsceno para a imagem da presidente Dilma Rousseff (PT). Outro, preferiu exibir o que aparenta ser um cigarro de maconha junto à urna.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou que a Corte analisará a publicação de selfies. No entanto, ele ressaltou que a prioridade não será coibir a “vaidade” dos eleitores, e sim evitar a compra de votos. “O que mais preocupa à Justiça Eleitoral não é a vaidade. É a situação em que uma pessoa seja coagida para levar um elemento de prova a quem comprou o voto”, disse.

Vale ressaltar que a punição para quem tira fotos junto à cabine eleitoral pode chegar a dois anos de prisão e R$ 16 mil em multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.