Em seu livro, John Bolton menciona reunião entre dois líderes na Cúpula do G20 em Osaka, onde Trump “surpreendentemente” virou conversa para eleições americanas de 2020

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: reprodução)

O ex-conselheiro de segurança nacional do governo de Donald Trump, John Bolton, disse que o presidente dos Estados Unidos pediu pessoalmente ao presidente chinês, Xi Jinping, para ajudá-lo a vencer a eleição presidencial em 2020. A afirmação foi feita através da publicação de um trecho de seu livro nesta quarta-feira, 17, no jornal Wall Street Journal.

O livro, intitulado “In the Room Where It Happened” (tradução livre: “Na Sala Onde Aconteceu”), está programado para ser lançado na próxima semana.
 
No trecho publicado, Bolton fala sobre uma reunião entre os dois líderes na Cúpula do G20 em Osaka, no ano de 2019, onde Trump “surpreendentemente” teria virado a conversa para as eleições americanas de 2020. Bolton disse ainda que Trump “enfatizou a importância dos agricultores e aumentou as compras chinesas de soja e trigo”.

“[Trump] propôs que, pelos US$ 350 bilhões restantes em desequilíbrios comerciais (pela aritmética de Trump), os EUA não imporiam tarifas, mas ele voltou a importunar Xi para a China comprar o máximo de produtos agrícolas americanos que fosse possível”. afirmou ex-assessor.