Manifestantes pró-Trump invadem Capitólio

Congresso americano foi cercado e invadido por apoiadores de Trump durante a cerimônia de certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden

Apoiadores de Trump invadiram o prédio do Congresso Americano| Foto Reprodução CNN

Manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos na tarde desta quarta-feira, 6. O ato ocorre durante sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. As portas do Capitólio, como é conhecido o prédio do Congresso americano, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.

Emissoras norte-americasnas e redes sociais mostram o confronto entre centenas de apoiadores de Trump que avançaram contra proteções e barreiras de contenção montadas por policiais. Durante os protestos, um grupo de manifestantes conseguiu ultrapassar as barreiras e entrar no Capitólio.

Por conta da grande quantidade de manifestantes, a polícia do capitólio pediu reforços para outras forças de segurança. A dimensão da situação no Capitólio fez com que o prefeito de Washington DC, Muriel Bowser, decretasse toque de recolher na cidade.

Até o momento, não existem informações ou previsões de quando a sessão que estava sendo realizada no Capitólio será retomada. Informações da CNN dizem que os manifestantes chegaram à área da Câmara, que está sendo evacuada. Os parlamentares estariam recebendo máscaras de gás para deixarem o prédio. A emissora disse ainda que, segundo um congressista, existe um impasse armado em frente à Câmara.  A equipe da vice-presidente eleita, senadora Kamala Harris, confirmou que ela está segura, mas não confirmou o paradeiro dela.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse nesta quarta-feira, 6, que não vai aceitar a vitória de Joe Biden, eleito presidente dos Estados Unidos em novembro. A manifestação por parte de Trump aconteceu momentos antes do Congresso americano se reunir e referendar a vitória de Biden. 

Desde a sua derrota no início de novembro, Donald Trump alega que houve fraude na eleição. O republicano diz ter vencido “por muito”, entretanto, no colégio eleitoral, Trump foi derrotado por 306 votos a 232. Em seu discurso, Trump pressionou o vice-presidente Mike Pence, que preside a sessão no congresso. Ele pede para que Pence não certifique a vitória de Biden. 

Os 47 estados do país já confirmaram a vitória de Biden no colégio eleitoral. Apesar disso, o presidente sempre contestou o resultado na justiça e foi derrotado em todas as vezes que apelou para os mecanismos jurídicos. 

O discurso inflamado de Donald Trump agitou os apoiadores que se reuniam em frente a Casa Branca. Alguns dos apoiadores invadiram o Capitólio, prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.