O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incentivou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a atacar Moscou durante reunião privada. Trump questionou Zelensky se Kiev teria condições de atacar Moscou caso Washington fornecesse armas de longo alcance. A informação é do jornal Financial Times.

A conversa aconteceu em 4 de julho, dias após Trump ter uma conversa “decepcionante” com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a respeito da possibilidade de um cessar-fogo para a guerra da Ucrânia.

De acordo com o jornal, o presidente dos EUA teria incentivado que forças ucranianas começassem a bombardear regiões russas distantes da fronteira com a Ucrânia. “Volodymyr, você consegue atingir Moscou? Você consegue atingir São Petersburgo?”, disse. Fontes afirmam que Zelensky respondeu: “com certeza, se os Estados Unidos enviarem as armas para isso”.

A Ucrânia não tem armamento capaz de atingir Moscou. Porém, Trump confirmou o envio de novas armas ao país — incluindo mísseis Patriot, um poderoso sistema de defesa aérea –, suspendendo a interrupção de ajuda militar que havia sido anunciada no início de julho.

Leia também

Troféu original da Copa de Mundo de Clubes ficou na Casa Branca, diz Trump