Trump diz que não vai comparecer à posse de Biden

Há conversas na Casa Branca sobre o atual presidente deixar Washington na véspera da posse

Foto: Shealah Craighead/Official White House Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua conta do Twitter, que ainda funciona, que não irá comparecer à cerimônia de posse do democrata Joe Biden, no dia 20 de janeiro. A declaração se deu horas após prometer uma transição pacífica de poder.

“A todos aqueles que têm perguntado, eu não irei à posse em 20 de janeiro”, escreveu Trump no Twitter. Segundo uma fonte especializada no assunto, há conversas na Casa Branca para que o atual presidente em exercício deixe a sede do governo americano na véspera de posse, no dia 19.

Mesmo com a ausência de Trump, o seu vice, Mike Pence deve participar da cerimônia e transmitir seu cargo para Kamala Harris, vice de Biden.

Tensão nos EUA

Donald Trump insiste que a eleição presidencial de 2020 nos Estados Unidos foi fraudada e que a vitória de Joe Biden é ilegítima. Contudo, os auditores e Justiça locais não encontraram indícios de fraudes e prosseguiram com a confirmação do resultado eleitoral.

A situação atingiu o ápice nesta quarta-feira, quando o Congresso se reuniu para contar as cédulas do Colégio Eleitoral e certificar a vitória de Joe Biden.

Contudo, após Trump insuflar seus apoiadores em um comício, um grupo de extremistas invadiu a sede do Congresso americano, e os parlamentares precisaram ficar protegidos em áreas seguras ou ser evacuados do edifício. Houve tumulto, e cinco pessoas morreram, incluindo um policial.

Horas mais tarde, após intervenção da Guarda Nacional e de um toque de recolher imposto pela prefeita da capital Washington, a sessão foi retomada e Biden, enfim, recebeu a certificação como presidente eleito dos EUA.

[Esta matéria conta com informações da revista Exame e Reuters]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.