Troféu Jaburu homenageia Jornal Opção por ter o “único suplemento, de fato, cultural” em Goiás

Placa de Contribuição Cultural foi entregue pelo governador Marconi Perillo em noite de premiação no Palácio das Esmeraldas

Este slideshow necessita de JavaScript.

O governador Marconi Perillo (PSDB) entregou, nessa terça-feira (3/12), uma placa em homenagem ao Jornal Opção pela manutenção do suplemento Opção Cultural, único de Goiás. A entrega ocorreu durante o Troféu Jaburu, o mais importante e significativo prêmio da Cultura de Goiás — que condecora personalidades que se destacam durante o ano na produção e divulgação cultural do Estado. “Os meus sinceros agradecimentos ao único suplemento, de fato, cultural”, disse Marconi.

A homenagem foi proposta pelo médico e professor universitário Fernando Cupertino, membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, e aprovada por unanimidade. A placa foi entregue a diretora-executiva do jornal, Patrícia Moraes, ao diretor-editor chefe do jornal, Euler de França Belém, e ao editor do caderno, Carlos William.

Euler de França Belém, destacou a importância do reconhecimento: “O Opção Cultural, que abrange oito páginas do semanário e circula há mais de 20 anos, promove e divulga o setor cultural. Somos o único no Estado. Os outros jornais têm caderno de entretenimento”.

Comendas e mérito

Roda de Samba - Amaury Menezes | 140 x 100 cm | Foto: Divulgação

Roda de Samba – Amaury Menezes | 140 x 100 cm

Na ocasião, o governador entregou o Troféu Jaburu ao artista plástico Amaury Menezes e comendas e diplomas de mérito cultural a outros 25 artistas e entidades culturais goianas.

Após receber o prêmio, Amaury se disse envaidecido por participar da galeria de homenageados, que inclui desde Cora Coralina a Belkis Spencière, passando por Siron Franco, Ana Maria Pacheco e Bariani Ortêncio. “Para mim é um momento inesquecível, pelo qual agradeço a minha indicação”, agradeceu.

Ainda durante a solenidade, a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro, fez um relato de todo o trabalho desenvolvido pelo conselho, agradeceu Marconi pelo apoio dado ao setor, reiterou a necessidade desse apoio ser fortalecido e disse que a Lei Goyazes e o Fundo Estadual de Arte e Cultura, aportou, este ano, cerca de R$ 24 milhões ao setor. “Mas ainda é pouco,” ressaltou.

O evento aconteceu na sala Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, onde Marconi Perillo esteve acompanhado pela primeira-dama Valéria Perillo, do secretário chefe da Casa Civil, José Carlos Siqueira, e do secretário da Cultura, Aguinaldo Coelho.

O prêmio

Outorgado em 1980, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, o Troféu Jaburu é o maior e mais significativo prêmio cultural goiano, dedicado às pessoas e entidades que mais se destacaram no campo cultural. O troféu recebeu o nome Jaburu em referência a uma das aves símbolo da natureza, que habita toda a América em torno das grandes bacias hidrográficas e que se encontrava ameaçada de extinção. O Troféu, em bronze, foi escolhido por meio de concurso, e tem autoria da artista plástica Neuza Moraes.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

José Marcelo Lopes dos Reis

Sou leitor assíduo dos atrativos do excelente ‘Opção Cultural’. Homenagem justa e merecida!