Troféu Jaburu homenageia Jornal Opção por ter o “único suplemento, de fato, cultural” em Goiás
03 dezembro 2014 às 11h12
COMPARTILHAR
Placa de Contribuição Cultural foi entregue pelo governador Marconi Perillo em noite de premiação no Palácio das Esmeraldas
O governador Marconi Perillo (PSDB) entregou, nessa terça-feira (3/12), uma placa em homenagem ao Jornal Opção pela manutenção do suplemento Opção Cultural, único de Goiás. A entrega ocorreu durante o Troféu Jaburu, o mais importante e significativo prêmio da Cultura de Goiás — que condecora personalidades que se destacam durante o ano na produção e divulgação cultural do Estado. “Os meus sinceros agradecimentos ao único suplemento, de fato, cultural”, disse Marconi.
A homenagem foi proposta pelo médico e professor universitário Fernando Cupertino, membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, e aprovada por unanimidade. A placa foi entregue a diretora-executiva do jornal, Patrícia Moraes, ao diretor-editor chefe do jornal, Euler de França Belém, e ao editor do caderno, Carlos William.
Euler de França Belém, destacou a importância do reconhecimento: “O Opção Cultural, que abrange oito páginas do semanário e circula há mais de 20 anos, promove e divulga o setor cultural. Somos o único no Estado. Os outros jornais têm caderno de entretenimento”.
Comendas e mérito
Na ocasião, o governador entregou o Troféu Jaburu ao artista plástico Amaury Menezes e comendas e diplomas de mérito cultural a outros 25 artistas e entidades culturais goianas.
Após receber o prêmio, Amaury se disse envaidecido por participar da galeria de homenageados, que inclui desde Cora Coralina a Belkis Spencière, passando por Siron Franco, Ana Maria Pacheco e Bariani Ortêncio. “Para mim é um momento inesquecível, pelo qual agradeço a minha indicação”, agradeceu.
Ainda durante a solenidade, a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro, fez um relato de todo o trabalho desenvolvido pelo conselho, agradeceu Marconi pelo apoio dado ao setor, reiterou a necessidade desse apoio ser fortalecido e disse que a Lei Goyazes e o Fundo Estadual de Arte e Cultura, aportou, este ano, cerca de R$ 24 milhões ao setor. “Mas ainda é pouco,” ressaltou.
O evento aconteceu na sala Gercina Borges, do Palácio das Esmeraldas, onde Marconi Perillo esteve acompanhado pela primeira-dama Valéria Perillo, do secretário chefe da Casa Civil, José Carlos Siqueira, e do secretário da Cultura, Aguinaldo Coelho.
O prêmio
Outorgado em 1980, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, o Troféu Jaburu é o maior e mais significativo prêmio cultural goiano, dedicado às pessoas e entidades que mais se destacaram no campo cultural. O troféu recebeu o nome Jaburu em referência a uma das aves símbolo da natureza, que habita toda a América em torno das grandes bacias hidrográficas e que se encontrava ameaçada de extinção. O Troféu, em bronze, foi escolhido por meio de concurso, e tem autoria da artista plástica Neuza Moraes.