Município realiza escalonamento de medidas e atinge 50% da população em casa

Foto: Divulgação Secom Trindade

Dados divulgados pela plataforma Big Data Telcos Covid-19 na última terça-feira, 30, mostraram o índice de isolamento social alcançado pelos municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Segundo levantamento, o número atingido por Trindade, com 50% da população em casa, é superior ao de Senador Canedo (49,8%), Aparecida de Goiânia (47,5%), a própria capital goiana (44,5%) e a média estadual (49,6%).

“Isso é resultado das ações do nosso Pacto Pela Vida e da adesão dos empresários e da população ao projeto de escalonamento das atividades produtivas que, ao mesmo tempo, preserva a economia e colabora no propósito maior, que é salvar vidas”, diz prefeito de Trindade, Marden Júnior (PP).

Se forem considerados todos os 20 municípios que integram a Região Metropolitana de Goiânia, Trindade se mantém em segundo lugar, e fica em quarto lugar entre as localidades do Estado com mais de 100 mil habitantes. No ranking geral das 246 cidades de Goiás, o município está em 14º.

Combate à Covid-19 em Trindade

As porcentagens são resultado das medidas restritivas adotadas no município, que foi dividida em quatro regiões que revezam escalonamento. Durante a semana, uma região é suspensa e as três demais continuam abertas, mediante cumprimento de protocolos de segurança sanitária. Ainda pelo escalonamento adotado em Trindade, nas quartas-feiras e nos domingos todo o comércio fecha. Já aos sábados, funcionamento é até uma hora da tarde. s 13h.

Segundo Marden, a sociedade aderiu às regras de forma imediata e participa diretamente das ações adotadas pelo governo. “Nossa gestão parte do princípio de que as decisões precisam ser resultado da vontade da maioria, num processo democrático, participativo e de consulta permanente à sociedade”, diz o prefeito. “Nada do que fazemos é de cima para baixo, antes é resultado de um persistente diálogo”, diz.

Para consolidar o Pacto Pela Vida e o projeto de escalonamento das atividades econômicas, o prefeito de Trindade liderou reuniões com segmentos sociais para entender suas respectivas demandas e encaminhá-las ao Gabinete de Operações de Emergência e Saúde Covid-19 (GOE). Participaram dessas reuniões entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Trindade), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), além de representantes das igrejas católicas, outras denominações evangélicas e de entidades sociais e culturais do município.