Trindade recebe selo federal de reconhecimento a eliminação da transmissão vertical de HIV
11 dezembro 2023 às 18h05
COMPARTILHAR
O município de Trindade foi a única cidade goiana a receber um selo de reconhecimento pela eliminação da transmissão vertical do HIV. A solenidade de entrega do Selo Prata em HIV foi feita na última sexta-feira, 8, em Brasília. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) durante a gravidez, parto ou durante o período de amamentação.
“A certificação é um marco para a atuação da Coordenação de Vigilância de IST, que funciona no âmbito da Superintendência de Vigilância em Saúde, e demonstra que o trabalho realizado em diferentes esferas, quando articulado e com foco na população-alvo, traz resultados revertidos em ganhos para a população”, diz a coordenadora de vigilância das ISTs da SES, Luciene Siqueira.
Luciene afirma que o trabalho da SES, junto aos municípios goianos, continuará para que, nas próximas edições, outros municípios alcancem a certificação de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis. A Coordenação de Vigilância da IST funciona junto a Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis (GVEDT), da Suvisa.
Durante a cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade ressaltou que todas as regiões brasileiras estão representadas pelas localidades certificadas; e que o trabalho dos profissionais de vigilância em saúde é decisivo para a eliminação da transmissão vertical tanto de HIV e sífilis, quanto das doenças determinadas socialmente.
“Esse ato representa o gesto das equipes de cada estado, de cada município. Assim vemos o quanto a saúde só se faz com trabalho coletivo. A união e a reconstrução de políticas públicas são a marca do governo federal e, com a entrega desses selos, damos um passo fundamental para a eliminação da transmissão vertical dessas doenças em todo o país” afirmou a ministra.
Leia também:
Dezembro vermelho: governo de Goiás abre campanha de luta contra o HIV/Aids