Trindade inaugura hospital para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19

Unidade, inaugurada na manhã desta sexta-feira, conta 20 leitos em enfermarias e dois respiradores. Internações estarão disponíveis a partir de hoje

Foto: Felipe Cardoso / Jornal Opção

 A prefeitura de Trindade inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 17, o Hospital de Campanha, HCamp Cristina. A unidade, que até então funcionava como um centro de atendimento especializado, foi transformada em um hospital exclusivo para acompanhamento de pacientes contaminados pela Covid-19.

O Hcamp Cristina foi implantado em caráter emergencial para responder às demandas geradas em decorrência do espalhamento da doença que já registou 477 casos confirmados em Trindade.

Segundo o prefeito, Jânio Darrot (PSDB), a unidade será utilizada na tentativa de desafogar o sistema de saúde composto pela UPA 24h, o Hospital de Campanha São Camilo e o Hutrin.

“Aqui teremos médicos preparados para atender os pacientes. Faremos nessa unidade todos os testes necessários. É uma estrutura improvisada em um curto espaço de tempo, mas que foi muito bem equipada para receber e responder as necessidades da população”, garantiu.

A estrutura passa a funcionar na Rua Osvaldo Cruz, no Setor Cristina, e conta com 20 leitos em enfermarias. Cada um deles conta com suportes equipados oxigênio e há, ainda, dois respiradores disponíveis.
 
O HCamp Cristina disponibiliza para os pacientes raios X, testes rápidos, proteína C reativa, a PCR, eletrocardiograma e outros exames laboratoriais para apoiar o diagnóstico do médico.
 
Vale lembrar que os leitos serão destinados aos casos moderados que necessitarem de acompanhamento hospitalar. O tratamento na unidade deve perdurar enquanto o paciente aguarda os resultados dos exames ou até que seu deslocamento para outras unidades de saúde seja viabilizado.
 
A unidade contará com dois médicos plantonistas para avaliação exclusiva de pacientes com Covid-19. “Nosso principal objetivo é evitar que o quadro se agrave de forma a reestabelecer rapidamente a saúde do paciente já na fase inicial da doença”, acrescentou Darrot.
 
Desde a confirmação do primeiro caso em Trindade, o município já recuperou mais de 303 pessoas. Ao todo, a cidade conta com um total de 86 leitos de enfermaria, 8 UTIs e 29 respiradores distribuídos pelos quatros centros de combate ao coronavírus.

“Parceria de sucesso”

Ao discursar em frente a unidade de saúde nesta manhã, o prefeito aproveitou para repercutir a importância do suporte prestado pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde, quanto pelo senador Vanderlan Cardoso que, segundo ele, tem sido um braço direito no combate à pandemia no município.

“Ele sempre se mostrou pronto a ajudar. Tem demonstrado preocupação ao estabelecer contatos diariamente com as autoridades desse município. Graças a ele, recebemos cinco respiradores. Dois deles foram colocados aqui para atender nossa população. Fica aqui o meu reconhecimento e gratidão por esse suporte”, destacou o prefeito.

Presente na solenidade de inauguração do Hcamp, a esposa do senador Vanderlan Cardoso considerou “gratificante ver essa parceria firmada entre o Vanderlan e o prefeito Jânio Darrot”. “São dois empresários que se uniram em prol da vida pública. Não poderíamos ter outro resultado senão diversas pessoas sendo beneficiadas por ações”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.