Trindade inaugura gabinete integrado para segurança pública municipal

Trabalho entre secretarias será comandado pelo prefeito Jânio Darrot, em parceria com entidades da sociedade civil e forças de segurança do Estado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi oficialmente criado na manhã desta quinta-feira (25/1) o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em solenidade no Centro Administrativo Municipal Pedro Pereira da Silva, de Trindade.

O novo órgão da gestão do prefeito Jânio Darrot (PSDB) tem como objetivo principal melhorar a segurança pública da cidade através de ações integradas entre a administração municipal, policias Civil e Militar, corpo de bombeiros e entidades da sociedade civil.

Segundo o prefeito, o novo órgão não representará gasto a mais para a administração porque será composto pelos atuais secretários e representantes de demais entidades. “Com a implantação do GGIM teremos o empenho não apenas da prefeitura junto com as forças de segurança, mas também com a participação da sociedade civil organizada, que vão integrar esse colegiado para trazer as questões que mais preocupam as pessoas”, disse Jânio.

O prefeito será o presidente do colegiado. O presidente da Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial, Marcos Lago foi escolhido para ocupar o cargo de secretário Executivo do GGIM.

“O GGIM não existe sem as demais secretarias. Nosso trabalho vai ser identificar as manchas de violência, em parceria com as entidades representativas da sociedade, e então, de acordo com a demanda, definir a melhor estratégia para resolver o problema. Tudo isso em conjunto com as polícias e secretarias do município”, explicou o secretário.

Lago também ressaltou a importância da administração municipal na segurança pública, “Essa questão de que segurança pública é responsabilidade apenas do estado acabou. Tem que existir a contrapartida do município. As cidades têm guarda municipal, Agência Municipal de Segurança Pública exatamente para zelar do patrimônio público. Se o município consegue zelar de seus parques, praças, Cmeis, essa contrapartida desonera a PM que, por sua vez, tem mais efetivo na rua para promover maior segurança para a população”, asseverou.

Fazem parte do GGIM parcerias da Secretaria de Segurança Pública do estado de Goiás e das principais forças de segurança pública da cidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros; da Câmara Municipal; da sociedade civil organizada e de entidades classistas

Segurança Pública

Outras medidas da prefeitura de Trindade no âmbito da segurança é a instalação de câmeras de monitoramento. No centro da cidade, os aparelhos já estão em funcionamento e ainda este ano o serviço deve ser ampliado para a Região Leste.

Além disso, na semana que vem estarão abertas as inscrições para o concurso de vigilantes públicos. Serão 50 vagas. Os novos agentes da guarda não armada trabalham uniformizados com veículo caracterizado e fazem a segurança de logradouros públicos, bem como portas de escolas, praças e parques.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.