Trindade fará testagem em massa da população para Covid-19

Objetivo é rastrear e monitorar pacientes infectados com coronavírus

Jânio Darrot, prefeito de Trindade (Foto: Ascom)

A Prefeitura de Trindade formalizou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Governo do Estado de Goiás para testagem em massa da população do município por meio de drive thru e presencial.

O objetivo é rastrear e monitorar pacientes infectados com coronavírus em Trindade por meio do aplicativo Dados do Bem. A testagem começa no dia 13 de agosto, quinta-feira, em dois postos de coleta: Feira Coberta, na região Central e Subprefeitura, na região Leste.

A secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca, explica que, para a população participar do programa, basta baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais (App Store e Google Play) e fazer uma autoavaliação, com respostas a perguntas simples sobre sintomas e quadro de saúde.

“Cada pessoa tem que fazer o download da ferramenta e se cadastrar, com informações sobre nome, endereço, CPF e localização”, explica a secretária. “Com base nas respostas, a ferramenta leva em consideração a janela do teste PCR e seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito”, destaca.

A pessoa com sintoma será selecionada para realizar o teste de coronavírus por meio de um QR Code no celular. Para fazer o procedimento, o morador tem que ir a um posto de coleta indicado e apresentar o código no celular.

Se o paciente testar positivo para o vírus, poderá indicar até mais cinco pessoas com quem teve contato.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou e ofereceu capacitação para os profissionais para atuar na organização, triagem, acompanhamento, testagem e atividade administrativa durante todo o período do projeto. Também distribuirá EPI´s para todos os envolvidos na ação.

Serviço
Testagem em massa da população de Trindade por RT-PCR Covid-19

Data de início: 13/08/2020 (quinta-feira)

Postos de coleta

Região Central: Feira Coberta
Região Leste: Subprefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.