Tribunal Penal Internacional de Haia analisará denúncia contra Bolsonaro
09 junho 2020 às 06h50

COMPARTILHAR
Partido Democrático Trabalhista (PDT) acusou presidente de crime contra humanidade em razão de postura no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil

Nesta segunda-feira, 8, o Tribunal Penal Internacional (TPI) informou que vai analisar a denúncia feita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o presidente Jair Bolsonaro. A acusação é de que o líder do Executivo cometeu crime contra a humanidade em razão de sua postura no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil. A corte do TPI tem sede em Haia, na Holanda.
O documento do Tribunal ressalta que o recebimento não significa que a investigação será aberta.
De acordo com a denúncia do PDT, o presidente tem contrariado recomendações para reduzir a propagação do novo coronavírus no país e ignora recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde. Além disso, documento acusa omissão, como a não adoção de testes em massa.
“Ressoa inconteste que as falas irresponsáveis proferidas pelo presidente da República, sobre o novo coronavírus, influenciam o comportamento dos cidadãos para o descumprimento das medidas necessárias ao combate do Covid-19”, está escrito em trecho da denúncia.