Trecho de entrevista ao Jornal Opção “participa” da prova do Enem

Explicação do professor Altair Sales Barbosa sobre crise hídrica dada ao veículo em 2014 foi incluída em questão da prova deste ano

Print da abertura da entrevista concedida pelo professor Altair Sales ao Jornal Opção em 2014: trecho integrou questão do Enem deste ano | Foto: Reprodução

Uma entrevista especial concedida pelo professor e pesquisador Altair Sales Barbosa ao Jornal Opção em outubro de 2014, quando a Região Sudeste, especialmente São Paulo, atravessava uma grave crise hídrica, com reservatórios em baixa, foi incluída na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O título da entrevista, concedida ao jornalista Elder Dias, foi desolador: “O Cerrado está extinto e isso leva ao fim dos rios e dos reservatórios de água”, em que o pesquisador, na época integrando os quadros da Pontífícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), traçou um cenário de irreversibilidade para a destruição do Cerrado.

No Enem, o trecho utilizado diz respeito à dificuldade de manutenção do nível dos reservatórios, em meio à crise que atingia os grandes lagos de abastecimento de São Paulo.

Desde a entrevista, há mais de sete anos, o Brasil enfrenta cada vez mais dificuldades para conter o desmatamento, tanto no Cerrado como na Amazônia, Pantanal e demais biomas. Da mesma forma, a crise hídrica e energética continua a rondar o País.

Para acessar a íntegra da entrevista citada no Enem, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.