TRE tem mais de 70 mil pedidos de alterações em título de eleitor em Goiás

Termina nesta quarta, 6, prazo para regularizar título de eleitor

Título de Eleitor | Foto: Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) está com 70 mil pedidos de títulos de eleitor. O prazo para quem não está com o documento em dia termina nesta quarta-feira, 6, sem direito a prorrogação.

Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

A data deve ser observada para quem deseja mudar o local de votação, domicílio eleitoral, regularizar título cancelado, fazer alterações de dados pessoais e pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.

Segundo aponta o responsável pela sessão de cadastro eleitoral do TRE Goiás, Marcio Duarte, o sistema permite 100 mil acessos simultâneos, caso haja muita procura, pode haver sobrecarga no sistema. Por isso, orienta o eleitor a fazer as inserções ou alterações o quanto antes.

Até o início da tarde desta quarta, o TRE já havia recebido 70 mil pedidos. Para efeitos comparativos, para as eleições de 2018, o número final foi de 87 mil.

“Após ser feito o pedido, é gerado um protocolo, com ele o eleitor pode acompanhar sua situação. No entanto, há um prazo para se fazer análise de dados de todos os eleitores, com data limite de 3 de junho. A grande maioria deve ser resolvida na próxima semana, mas o eleitor pode acompanhar seu caso a partir do protocolo”, explica.

Como regularizar

Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais pelas complicações da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral lançou um site para regularização eletrônica do documento.

O tribunal oferece uma série de serviços que podem ser acessados de casa, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade da Justiça Eleitoral. Consultas sobre situação eleitoral, endereço do local de votação e dados do título eleitoral, bem como a emissão de certidão de quitação eleitoral, são alguns dos serviços que estão disponíveis na internet. (Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.