TRE tem mais de 70 mil pedidos de alterações em título de eleitor em Goiás
06 maio 2020 às 16h11
COMPARTILHAR
Termina nesta quarta, 6, prazo para regularizar título de eleitor
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) está com 70 mil pedidos de títulos de eleitor. O prazo para quem não está com o documento em dia termina nesta quarta-feira, 6, sem direito a prorrogação.
Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
A data deve ser observada para quem deseja mudar o local de votação, domicílio eleitoral, regularizar título cancelado, fazer alterações de dados pessoais e pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.
Segundo aponta o responsável pela sessão de cadastro eleitoral do TRE Goiás, Marcio Duarte, o sistema permite 100 mil acessos simultâneos, caso haja muita procura, pode haver sobrecarga no sistema. Por isso, orienta o eleitor a fazer as inserções ou alterações o quanto antes.
Até o início da tarde desta quarta, o TRE já havia recebido 70 mil pedidos. Para efeitos comparativos, para as eleições de 2018, o número final foi de 87 mil.
“Após ser feito o pedido, é gerado um protocolo, com ele o eleitor pode acompanhar sua situação. No entanto, há um prazo para se fazer análise de dados de todos os eleitores, com data limite de 3 de junho. A grande maioria deve ser resolvida na próxima semana, mas o eleitor pode acompanhar seu caso a partir do protocolo”, explica.
Como regularizar
Devido ao fechamento dos cartórios eleitorais pelas complicações da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral lançou um site para regularização eletrônica do documento.
O tribunal oferece uma série de serviços que podem ser acessados de casa, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade da Justiça Eleitoral. Consultas sobre situação eleitoral, endereço do local de votação e dados do título eleitoral, bem como a emissão de certidão de quitação eleitoral, são alguns dos serviços que estão disponíveis na internet. (Com informações da Agência Brasil)