TRE suspende divulgação de pesquisa Serpes em Anápolis

Levantamento seria divulgado na última quinta-feira (29/9), mas foi considerado irregular após representação do candidato Ernani de Paula (PSDC) 

Pesquisa foi suspensa depois de representação do candidato Ernanin de Paula | Foto: Jornal Opção

Pesquisa foi suspensa depois de representação do candidato Ernani de Paula | Foto: Jornal Opção

A pesquisa Serpes / O Popular de intenções de votos à Prefeitura de Anápolis, que seria divulgada na última quinta-feira (29/9), foi impedida de ser publicada por decisão do Juíz Eleitoral Eduardo Walmory Sanches, da 3ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Anápolis.

A sentença acatou representação impetrada pelo candidato à Prefeitura de Anápolis, Ernani de Paula (PSDC), e considerou a pesquisa irregular por trazer apenas dois cenários possíveis de segundo turno no município. Entre as perguntas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que foram apresentadas aos entrevistados, estão três dos sete postulantes.

Os possíveis cenários de 2º turno trazidos pela Serpes são entre  João Gomes (PT) e Radialista Carlos Antônio (PSDB) e entre João Gomes (PT) e Pedro Canedo (DEM). Os três candidatos foram os mais bem colocados na última pesquisa Serpes, divulgada no dia 6 setembro.

Na decisão, o juíz afirma que “a referida omissão pode induzir a erro o eleitor e passar uma falsa ideia de que apenas os três candidatos indicados no formulário tem possibilidades reais de disputar um eventual segundo turno” e considerou a art. 3º da Resolução do TSE nº 23.453/2015 que afirma “possibilidade de prejuízo de difícil reparação” aos outros candidatos a partir da omissão de alguns nomes nos cenários de possível segundo turno.

Concorrem à Prefeitura de Anápolis Ernani de Paula (PSDC), o atual prefeito João Gomes (PT), José de Lima (PV), Pedro Canedo (DEM), Radialista Carlos Antonio (PSDB), Roberto do Órion (PTB) e Valeriano (PSC).

Além dos cenários de segundo turno, a pesquisa traria também as intenções de votos no primeiro turno nas modalidades espontânea e estimulada, esta última com a apresentação de cartela com o nome de todos os sete candidatos.

Deixe um comentário