A cidade de Goiás, também conhecida como antiga Vila Boa, recebe de 27 a 30 de julho mais uma edição da tradicional transferência simbólica da capital do Estado. A solenidade, prevista na Constituição Estadual, resgata o papel histórico do município, que foi sede do governo goiano por quase dois séculos, até a construção de Goiânia, em 1933, e a transferência da capital em 1937.

Além de homenagear a antiga capital, o evento celebra o patrimônio cultural, político e religioso da cidade reconhecida pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, e envolve a instalação simbólica dos três Poderes, entrega de obras, visitas a instituições e manifestações artísticas.

A cerimônia remonta à história da fundação de Goiás, antiga Vila Boa de Goyaz, que foi capital do Estado desde o período colonial até a era Vargas, quando o então interventor Pedro Ludovico Teixeira iniciou o projeto de interiorização da capital brasileira — movimento que culminaria anos depois na construção de Brasília.

Para preservar a memória política e cultural da antiga capital, a Constituição Estadual prevê a transferência simbólica da sede do governo para Goiás uma vez por ano, reunindo Executivo, Legislativo e Judiciário. A solenidade acontece tradicionalmente em julho, mês do aniversário da cidade e da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior honraria do Estado.

Programação

A programação começa neste domingo, 27, às 18h, com a entrega da revitalização do Palácio da Instrução, o primeiro prédio em estilo Art Déco do Estado de Goiás. A obra recebeu R$ 2,4 milhões em investimentos do Tesouro Estadual, com intervenções estruturais, elétricas e sanitárias. O imóvel abriga atualmente a sede da Coordenação Regional de Educação.

A entrega será feita pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado. Segundo o governo, o objetivo é aliar valorização do patrimônio histórico com o fortalecimento das políticas públicas no interior do Estado.

Já na segunda-feira, 28, a cidade será sede de ações educacionais, culturais e religiosas. Às 9h, será inaugurada uma unidade do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), voltado para o ensino técnico profissionalizante. No mesmo local, ocorre o lançamento do projeto “Rota da Fé – Peregrinando pelas Igrejas de Goiás”, que propõe valorizar o turismo religioso no município, e a apresentação do livro “Goiás Todas as Cores”, da Secretaria de Cultura (Secult).

A agenda da manhã continua com visita à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, às 10h45, e com a entrega de um aparelho de tomografia ao Hospital São Pedro D’Alcântara, às 11h50.

O momento mais solene da programação acontece às 17h30, com a instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em frente ao Palácio Conde dos Arcos, sede do antigo governo provincial. A cerimônia inclui honras militares, discursos de autoridades e a entrega da obra “Solo Goiano”, do artista plástico Siron Franco, em homenagem aos 300 anos da cidade.

Por fim, na terça, a comitiva do governo realiza uma série de visitas a órgãos públicos: Ministério Público, Fórum, Defensoria Pública e OAB-GO. Às 15h, será instalada simbolicamente a Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

A programação se encerra com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, às 18h, na Praça do Chafariz. A condecoração é a mais alta do Estado e homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Goiás em diversas áreas, como educação, saúde, segurança, cultura e economia.

Agenda oficial da transferência da capital

DOMINGO, 27
18h – Entrega da Revitalização do Palácio da Instrução
Av. Professor Alcide Jubé s/n, Centro – Cidade de Goiás

SEGUNDA-FEIRA, 28
9h – Inauguração do Cotec e Lançamento do Projeto “Rota da Fé” (Secult)
Rua Aeroporto, Bairro São Francisco – Cidade de Goiás

10h45 – Visita à Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Rua Hugo Ramos, nº 20, Centro – Cidade de Goiás

11h50 – Entrega de Aparelho de Tomografia
Hospital São Pedro D’Alcântara – Cidade de Goiás

17h30 – Instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Em frente ao Palácio Conde dos Arcos – Cidade de Goiás

TERÇA-FEIRA, 29
9h – Visita ao Ministério Público
Casa de Fundição, Rua Luiz do Couto, nº 01, Centro – Cidade de Goiás

10h – Visita ao Poder Judiciário
Cartório Eleitoral, Rua A, Qd. 19, Lt. 2, Setor Aeroporto – Cidade de Goiás

11h – Visita à Defensoria Pública
Colégio Sant’Ana, Rua Senador Caiado, 35, Centro – Cidade de Goiás

14h – Visita à OAB-GO
Nova Sede da OAB, Rua Dr. Americano no Brasil, nº 06 – Cidade de Goiás

15h – Instalação da Grande Loja Maçônica
Av. Hermógenes Coelho, Qd. 09, Lt. 05, Vila Santa Júlia – Cidade de Goiás

18h – Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera
Praça do Chafariz – Cidade de Goiás

Leia também

A capital de Goiás quase virou a capital do Brasil