Trabalho sobre Art Déco de fotógrafo goiano concorre a prêmio internacional

Foto de Gutto Lemes é uma das mais curtidas em concurso argentino e pode ser selecionada para competição mundial

Fotografia já é uma das mais curtidas em concurso | Foto: Gutto Lemes / Reprodução

Fotografia já é uma das mais curtidas em concurso | Foto: Gutto Lemes / Reprodução

Em uma tentativa de  conscientizar o goianiense da importância de se preservar o conjunto urbano da cidade, o artista plástico Gutto Lemes auxiliou na criação da Sociedade Art Déco de Goiânia: um grupo de arquitetos, artistas, empresários e pessoas ligadas ao turismo que busca defender, divulgar e promover a arquitetura presente na capital. A última iniciativa do grupo foi a participação no III Concurso de Fotografia AdbA.

A AdbA é uma associação argentina que busca promover a arquitetura Art Déco no país. O concurso já foi realizado outras duas vezes, mas era voltado para a Argentina, porém este ano foram selecionadas para a competição fotografias que mostram construções no estilo em cidades de 12 países da América, incluindo Estados Unidos, Chile, México e Brasil, além do país que sedia o evento.

De autoria de Gutto Lemes, a foto do Coreto da Praça Cívica está disponível para votação no Facebook até o dia 10/11 e já é uma das mais curtidas. Além da votação popular, as fotografias serão analisadas por um júri técnico. A premiação oferece, além de dinheiro e viagens, a oportunidade de participar de um concurso mundial, sediado em Miami em fevereiro do ano que vem, o que é visto pelo artista como uma maneira de mostrar a cidade para o mundo e fazê-la ser reconhecida por mais pessoas.

Trabalho contínuo

“Goiânia precisa valorizar o conjunto de Art Déco que tem”, defendeu Gutto Lemes. É por isso que desde 2004 ele faz exposições, documentários e seminários para divulgar a importância do patrimônio arquitetônico da capital, tombado em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O acervo Art Déco da capital é um dos mais significativos do país, mas, de acordo com o artista, essas construções não são devidamente valorizadas, o que prejudica a cidade. “Se valorizássemos a arquitetura, o Centro poderia ser uma área fortemente explorada, a exemplo do que acontece em Miami”, explicou. Para ele, a revitalização dos prédios — como a que foi feita na Praça Cívica — é necessária para que a cidade fomente a economia através do turismo.

“Pelo estilo arquitetônico, Goiânia foi a primeira cidade moderna do Brasil, e isso poderia ser mais explorado. A capital tem uma importância muito grande para o estilo, maior até que Miami, já que a cidade dos Estados Unidos não foi construída, como aqui, durante o período do art déco”, afirmou Gutto.

De acordo com o artista plástico, os governantes deveriam tomar atitudes que enaltecessem os prédios como, por exemplo, proibir que as fachadas das lojas escondessem as características das construções. “O tombamento data de 2003 e a cidade ainda não entendeu que deve aproveitar e valorizar o Art Déco”, garantiu.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Art Deco

FELICITACIONES !!!!!!!!!!!!!
Quiero en nombre de AdbA y el mío propio decirles que estamos muy felices de ser un vinculo y colaborar con la difusión y preservación del patrimonio de AMERICA en general y de vuestra Ciudad en particular que estaríamos gustosos de conocer y trabajar fuertemente y en conjunto para su puesta en valor y preservación
Arq. Adriana Piastrellini
Fundadora AdbA
Presidente