Trabalhadores do McDonald’s fazem protesto em Goiânia

Ato acontece também em São Paulo, Salvador e Brasília. Manifestações fazem parte do Dia de Ação Global, que acontece em cerca de 40 países

Os empregados dos McDonald’s de Goiânia e de outras três cidades brasileiras — São Paulo, Salvador e Brasília — realizam manifestação na manhã desta quarta-feira (15/3). Esses protestos fazem parte do Dia de Ação Global, que acontece em cerca de 40 países.

O protesto de Goiânia acontecerá na avenida T-63, no Setor Bueno, a partir das 11h30. O objetivo da mobilização é alertar para o desrespeito aos direitos dos trabalhadores na rede McDonald’s.

A campanha nacional, nomeada #SemDireitosNãoéLegal, teve início no dia 24 de fevereiro deste ano com o ingresso na Justiça de uma ação civil pública denunciando a prática de “dumping social”. O McDonald’s é acusado de praticar jornada móvel variável, acúmulo de funções sem a devida remuneração e não reconhecimento de insalubridade de algumas funções.

Outras violações constatadas são o pagamento de salários inferiores ao mínimo estabelecido por lei, horas extras não remuneradas, supressão de intervalos para descanso e refeições e indícios de fraudes nos holerites e no registro de horas trabalhadas.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.