Em entrevista ao Jornal Opção na tarde de hoje, 9, o vice-presidente da Facieg da região Entorno do DF, Marcos de Araújo Melo, informa que todas as associações comerciais da região manifestaram desejo expresso de que o deputado federal, Célio Silveira (MDB), seja o nome escolhido para a nova secretaria do governo Caiado.

“É necessário que tenhamos alguém com trânsito político. A composição da equipe da secretaria deve ser técnica, mas é fundamental termos alguém que conheça a região. Célio é do Entorno, já mostrou competência e habilidade na vida pública, de maneira que figura como a pessoa certa para estar à frente da referida secretaria”, explica Marcos Melo.

Marcos comenta ainda que o governador Ronaldo Caiado é sensível às demandas locais e que até por isso afirmou que seria uma decisão tomada em conjunto com os prefeitos. Nome para o secretário da região deve ser anunciado ainda nesta semana. Ele trouxe ainda o documento assinado pelas nove associações da região:

ACEAL – Assoc. Com. de Águas Lindas

ACIMCO – Assoc. Com. de Cidade Ocidental

ACAIC – Assoc. Com. de Cristalina

ACIDI – Assoc. Com. do Jardim do Ingá

ACIL – Assoc. Com. de Luziânia

ACING – Assoc. Com. de Novo Gama

ACIAPLA – Assoc. Com. de Planaltina

ACISAD – Assoc. Com. de Santo Antônio do Descoberto

ACIVAL – Assoc. Com. de Valparaíso

Sobre o entorno

É um equívoco pensar que Brasília criou o Entorno. Quando a nova capital foi construída, cidades como Pirenópolis, Luziânia e Formosa já existiam, fundadas a partir da utilização de sítios para mineração. Além desses, também estavam formados à época da inauguração de Brasília, Corumbá de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Cabeceiras e Unaí. O território do Distrito Federal é resultado do desmembramento de Luziânia, Formosa e Planaltina de Goiás.