Tocha faz até passeio de teleférico em passagem por Goiânia

Previsto para começar às 17 horas, revezamento em trajeto de 20 quilômetros pelas ruas e avenidas da capital goiana foi inciado por volta das 18 horas desta quinta (5/5)

Pausa para a foto com a tocha ao lado do teleférico | Foto: Bruna Aidar

Pausa para a foto com a tocha ao lado do teleférico | Foto: Bruna Aidar

Os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro só começam no dia 5 de agosto, mas o goianiense está sentindo, desde o início da noite desta quinta-feira (5/5), um pouco do gosto de sentir de perto a emoção da passagem da chama olímpica. Em um revezamento iniciado por volta das 18 horas, com uma hora de atraso, convidados selecionados percorreram cada um deles um trecho dos 20 quilômetros pelos quais a tocha passa por Goiânia.

Iniciado pelo empresário e maratonista Helder Meirelles na porta da Câmara Municipal, a tocha começou seu revezamento com ele e depois passou para a arquiteta Claudia Pina e em seguida continuou, ao ser entregue a Gleici Machado. Quem estava presente deu um jeito de chegar o mais perto possível do símbolo dos Jogos Olímpicos:

O encerramento da passagem da tocha olímpica por Goiânia estava inicialmente previsto para as 21 horas, quando acontece um show da banda mineira Jota Quest na Praça Cívica, ponto de chegada.

É lá na Praça Cívica que a dupla sertaneja João Neto e Frederico encerra o revezamento que carrega a tocha olímpica pelas ruas e avenidas de Goiânia, onde será acesa a pira das Olimpíadas.

Apesar de toda a festa, muitos goianienses enfrentaram dificuldades no trânsito, seja em seus veículos próprios ou no transporte coletivo, com interdição temporária de vias pelas quais a tocha passa ou por desvio no trajeto das linhas de ônibus. Mesmo assim, o espírito olímpico tem contagiado a população que resolveu acompanhar o revezamento da chama, que tem se inspirado na poetisa Cora Coralina para entra no clima goiano:

Um dos momentos mais aguardados da passagem da tocha olímpica por Goiânia foi o passeio de teleférico, no Parque Mutirama. Autoridades e a população acompanharam esse momento, que foi monitorado de perto pelo Corpo de Bombeiros.

Confira imagens de alguns momentos do revezamento da tocha olímpica nesta quinta-feira em Goiânia:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja como foi a chegada da tocha a Goiânia e a passagem pelo Parque Mutirama:

A chama olímpica, que chegou em Goiás na quarta-feira (4/5), quando foi recebida no Salto de Corumbá, em Corumbá de Goiás, pela manhã, passou por Pirenópolis e Anápolis no mesmo dia. Depois, nesta quinta (5), foi levada até Itaberaí, Cidade de Goiás e Inhumas antes de chegar a Goiânia, a primeira capital brasileira a receber o tocha dos Jogos Olímpicos.

Da capital goiana, a tocha segue na sexta (6) para Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. No sábado (7), ela se despede de solo goiano ao passar por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, quando segue para Minas Gerais no domingo (8).

Até o dia 5 de agosto, a tocha olímpica será levada a 300 cidades brasileiras, quando encerra esse percurso na sede das Olimpíadas (5 a 21 de agosto) e das Paralimpíadas (7 a 18 de setembro) de 2016, o Rio de Janeiro. (Com Bruna Aidar)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.