Tocantins é o segundo Estado com maior índice de estupros coletivos
20 agosto 2017 às 16h07

COMPARTILHAR
Levantamento feito pela “Folha”, com dados do Ministério da Saúde, mostra que há pelo menos 4,31 casos registrados a cada 100 mil habitantes
Dados inéditos do Ministério da Saúde publicados pelo jornal “Folha de S. Paulo” neste domingo (20/8) mostram que os registros de estupros coletivos mais que duplicaram no Brasil desde 2011: saltando de 1.570 para 3.526, no ano passado.
O Tocantins é, no índice de casos a cada 100 mil habitantes, o segundo Estado com maior taxa do crime. São 4,31 notificações, atrás apenas do Acre, que tem 4,41. Ressalte-se que a média nacional é de apenas 1,71.
De acordo com a reportagem, os estupros coletivos representam cerca de 15% dos casos de estupros em todo o País. No entanto, segundo dados do próprio governo federal, há ainda um grande lapso de subnotificação, ou seja, de casos que acabam não sendo registrados pela polícia ou por unidades de saúde.
A estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é que nada mais nada menos que 90% dos casos acabam não sendo registrados. Isso sugere que os índices de abusos coletivos são muito mais altos do que se tem notícia.
Não bastasse todo o estigma que existe em cima dos crimes sexuais, que também contribuem para a subnotificação, o próprio Ministério da Saúde reconhece que cerca de 30% dos municípios brasileiros não fornecem dados ao sistema.
Somente no ano passado, foram registrados 22,8 mil casos de estupro no Brasil.