Atletas da Faculdade Cásper Líbero tiraram foto para retrato oficial com as mãos juntas imitando vaginas

Time de futebol masculino tira foto polêmica | Reprodução/Facebook Frente LGBT + Casperiana

O time de futebol de campo masculino da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, tirou uma foto que gerou polêmica. No retrato, alguns alunos aparecem fazendo gestos obscenos, imitando uma vagina.

[relacionadas artigos=”91631,91681″]

Compartilhada em perfis sociais dos alunos, a foto que seria utilizada como oficial, foi deletada após várias reclamações.

Em nota, a Frente LGBT+  Casperiana disse que “expressa total repúdio à foto divulgada” que, segundo eles,  faz “referência clara à cultura do estupro e à fetichização de mulheres”.

O comunicado lembra ainda o caso dos estudantes de medicina da Universidade de Vila Velha, no Espírito Santo que, em abril deste ano,  posaram para uma foto com as calças abaixadas e fazendo o mesmo gesto com as mãos, simbolizando que eles teriam acesso livre aos corpos das pacientes.

Após reclamações de alunos, a atlética da faculdade, publicou uma nota de repúdio ao ato. “Os gestos presentes nas fotos das equipes, juntamente com a atitude e o comportamento por trás deles, são inaceitáveis”, diz o comunicado. […] Pedimos desculpas às frentes e as pessoas que foram ofendidas e se sentiram desconfortáveis. Encaramos um processo de mudanças e conscientização, e buscamos estender isso às equipes e a todos”, diz a Atlética.

Nos comentários, alguns internautas comentaram que outros times masculinos, como o de handebol e basquete, fizeram exatamente a mesma coisa. Muitas publicações diziam ainda que uma nota de repúdio não era suficiente diante da gravidade do caso.