TI é o setor que mais cresce em demandas por profissionais durante a pandemia

Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação

Computador | Foto: Reprodução

O uso da inteligência artificial, o aumento de trabalho remoto, além do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, assim como o business intelligence, big data e ciência de dados crescem exponencialmente. Com este cenário mundial, os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão sendo ainda mais requisitados.

Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. O crescimento do número de oportunidades, porém, ainda é razoável se comparado ao aumento significativo do uso da tecnologia.

Na visão de Saul Matuzinhos, professor e coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Estácio de Goiás, a demanda por mão de obra qualificada será ainda maior, o que certamente gerará ótimas oportunidades para egressos dos cursos da área.

No Brasil, atualmente, o déficit é de aproximadamente 200 mil vagas, podendo chegar em 2024, a até 620 mil. Em qualquer lugar do Planeta, os cursos de TI são os mais procurados.

“O país caminha cada vez mais nesta direção. Já temos, por exemplo, renomadas empresas de desenvolvimento de software em todas as nossas regiões brasileiras. Temos grande potencial na área”, explica o especialista.

O setor de TI oferece várias possibilidades para quem pretende atuar no mercado. O profissional da área encontra oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, tanto no setor privado quanto no público, incluindo o transporte, as empresas de telecom, a indústria, o comércio, a saúde, o entretenimento, entre outros.

“Os cursos desta área ainda não são tradição aqui no Brasil, diferentemente do que acontece nos outros países e, por conta disso, é bem comum que os cidadãos não saibam qual é a diferença entre esses cursos e quais serão suas funções”, aconselha Saul.

Cursos

O Ministério da Educação (MEC) organizou um catálogo com dezoito cursos superiores para a Área da Tecnologia da Informação, sendo 4 bacharelados e quatorze Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.