Ação vai contemplar moradores dos 127 bairros da região Sudoeste e de mais 28 da região Oeste

Equipes vão fazer os testes na região Sudoeste | Foto: Divulgação

De acordo com o superintendente em Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes esta é a décima semana de testagem de antígeno da Covid-19 na população goiana e  estão sendo escolhidas aquelas regiões que apresentam o maior número de internações nos últimos dois meses. A região Sudoeste foi escolhida pela terceira vez, por esse motivo.

A próxima testagem antígeno da Covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), será na quarta-feira, 7, e quinta-feira ,8, na Escola Municipal Dr. Nicanor de Assis Albernaz no Loteamento Residencial Alphaville, região Sudoeste, das 8h às 17h, nas modalidades pedestre e drive thru. 

Os moradores dos 127 bairros poderão realizar juntamente com mais 28 bairros da região Oeste, o agendamento e acompanhar a listagem de bairros completados no site: https://saude.goiania.go.gov.br/testagem-covid-19-agendamento-online-regiao-sudoeste/. No local reservado, deverão  informar o CPF e o nome do bairro onde moram e no dia do teste precisarão apresentar o comprovante de endereço.

Os testes são realizados em pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. A orientação é que, aqueles que tiverem algum sintoma, devem procurar uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta. 

A SMS continua fornecendo vacinas nos locais da testagem ampliada da Covid-19 contra sarampo e influenza (gripe) nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19. Podem se vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem se vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.

Balanço 

Desde o início da testagem ampliada da população no dia 05/08 até a última quinta-feira 1º, foram realizados  87.708 testes de antígeno, sendo que 10.881 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,4%. (Com informações da SMS)