Veja vídeos do terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o Japão
01 janeiro 2024 às 16h15
COMPARTILHAR
Um forte terremoto atingiu o centro do Japão na segunda-feira, 1. O abalo sísmico matou pelo menos uma pessoa, destruiu edifícios, causou incêndios, cortou a energia de dezenas de milhares de casas e fez com que moradores de algumas áreas costeiras fossem evacuados para terras mais altas. Os abalos sísmicos se iniciariam por volta das 16h, no horário local.
O terremoto com magnitude preliminar de 7,6 provocou ondas de cerca de um metro ao longo da costa oeste do Japão e da vizinha Coreia do Sul. O governo japonês disse também que até a noite de segunda-feira ordenou a evacuação de mais de 97 mil pessoas em nove províncias na costa oeste da principal ilha do Japão, Honshu. Há a previsão de novos terremotos nas próximas horas.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu alertas de tsunami para as prefeituras de Ishikawa, Niigata e Toyama. Foi o terremoto mais forte na região em mais de quatro décadas, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse aos repórteres que instruiu as equipes de busca e resgate a fazerem todo o possível para salvar vidas, embora o acesso às áreas atingidas pelo terremoto fosse difícil devido às estradas bloqueadas.
Após o terremoto, uma mensagem amarela brilhante que dizia “Tsunami! Evacuar!” passou pelas telas de televisão do país, como conselho aos residentes em áreas específicas da costa para evacuarem imediatamente. De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 207 mil brasileiros residem no Japão, com base em estimativas de 2022.
Confira a nota do Itamaraty na íntegra:
O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.
O Itamaraty, por meio de sua embaixada em Tóquio e de seus consulados-gerais no Japão, está em contato com a comunidade brasileira no país e com autoridades locais.
Os plantões consulares do Consulado-Geral em Nagoia (080-8255-2410) e em Tóquio (090-6949-5328) estão em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Mais vídeos:
Leia também:
Tragédias anunciadas e ignoradas
Menos de 15% das cidades do Brasil têm sistemas para desastres climáticos