Ministro do STF acata liminar e suspende Operação Métis

De acordo com decisão de Teori Zavascki, todo o processo que tramitava na Justiça Federal do Distrito Federal deve ser enviado para o Supremo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki acolheu, nesta quinta-feira (27/10), uma representação do policial legislativo do Senado Federal Antônio Tavares dos Santos Neto e suspendeu provisoriamente a Operação Métis, que investiga as varreduras de policiais legislativos nas casas de parlamentares.

“Diante da relevância dos fundamentos da reclamação, é de se deferir medida liminar para que esta Suprema Corte, tendo à sua disposição o inteiro teor das investigações promovidas, possa, no exercício do mandamento constitucional, decidir acerca da usurpação ou não de sua competência, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados.”, afirmou o ministro em sua decisão.

De acordo com a defesa do policial legislativo, a operação foi ilegal e inconstitucional, pois interferiu na independência entre os Poderes. Foi pedida, então, uma medida liminar para imediata suspensão da investigação e, no mérito, a anulação da Operação Métis.

A decisão de Teori tem caráter liminar e também determinou a remessa de todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF. O ministro determinou que, de posse do inteiro teor das investigações, o Supremo vai “decidir acerca da usurpação ou não de sua competência, bem como sobre a legitimidade ou não dos atos até agora praticados”.

A operação teria sido motivada por denúncia de um servidor da segurança do Senado devido a processos administrativos para afastamento de função. Conforme apurado inicialmente, os policiais legislativos fariam um trabalho de contra-inteligência, com o objetivo de criar dificuldades às ações da Polícia Federal a favor de senadores e ex-senadores. (Com informações da Agência Senado)

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Zamian Zartan

O semideus Teori alguma coisa, assim como vários outros inseridos na política e suprema corte brasileira, fazem parte do complô socialista vigente, e a um passo de se tornar oficial no Brasil. Temos que compreender que no Brasil nunca existiu democracia e sim o socialismo camuflado de democracia. Até poucos dias com a esquerda a frente o socialismo era marxista, e hoje com a “direita” a frente o socialismo é fabiano. Não vivenciamos uma democracia, o Brasil é um país socialista em gênero, número e grau, e em breve, caso não tomemos uma atitude nas ruas, tudo será oficial. Todos… Leia mais