Tenda Triagem Covid-19 UFG vai atender crianças e adolescentes

“Tendinha” é destinada aos filhos ou contactantes de trabalhadores de saúde e segurança pública positivos para o novo coronavírus

O projeto Tenda Triagem Covid-19 UFG começou a fazer, nesta semana, o exame de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos filhos ou contactantes dos trabalhadores de saúde e segurança pública que foram diagnosticados com covid-19 no projeto. A meta é realizar a testagem de 600 crianças e adolescentes

 A iniciativa, denominada “Tendinha” é um subprojeto complementar que realiza a triagem, coleta de amostras para diagnóstico e acompanhamento dessas crianças e adolescentes. O atendimento é realizado em um espaço destinado exclusivamente para esse público no Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Centro de Aulas D da UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Leste Universitário.

Balanço

A Tenda Triagem Covid-19 UFG realizou um total de 2.066 exames para diagnosticar a covid-19, sendo 1.544 exames com a metodologia RT-PCR e outros 522 com sorologia. Os testes foram feitos no período entre 20 de maio e 30 de junho de 2020, em trabalhadores da saúde e segurança pública sintomáticos para o novo coronavírus. Os resultados positivos dos exames RT-PCR e da sorologia foram 13,8% e 5,7%, respectivamente.

Esses dados não incluem os dias 20 e 27 de junho dedicados exclusivamente a testagem dos servidores sintomáticos da UFG, quando foram feitos 484 testes, sendo 229 RT-PCR e 255 sorologias.

Funcionamento

O projeto Tenda Triagem Covid-19 UFG funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 13h, no Centro de Aulas D da UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário. O atendimento dos trabalhadores da saúde e segurança sintomáticos é realizado apenas por agendamento prévio que deverá ser feito, das 9h às 16h, nos telefones: (62) 99545-6671/(62) 99163-0666/(62) 99394-6561. O público-alvo do projeto passa por uma teletriagem para evitar filas e aglomerações no local.

O agendamento das crianças e adolescentes dos contactantes positivos testados na tenda é realizado pela equipe do projeto, após confirmação do diagnóstico de covid-19 dos profissionais. Nestes casos, a equipe entrará em contato para o agendamento do teste.

O serviço é realizado, preferencialmente, por drive-thru com atendimento de enfermagem e médico e coleta de amostras para realização dos testes. Posteriormente, o público-alvo são telemonitorados até resolução do quadro. (Secom UFG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.