A nova onda de calor que tem castigado Goiás fez com que Goiânia atingisse a maior temperatura registrada no ano nesta sexta-feira, 4. A capital chegou a escaldantes 41,1 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

LEIA TAMBÉM

Previsão do tempo para o final de semana é de possíveis tempestades em todo o Estado de Goiás

Confira a previsão do tempo em Goiás para esta semana 

A alta temperatura, considerada desértica, fez com que a umidade do ar caísse para 11%, conforme o instituto. O calor extremo e a baixa umidade prevaleceram até às 15h desta sexta-feira, quando o clima começou a dar uma trégua aos goianienses. 

Além de Goiânia, outras quatro cidades de Goiás estão entre as mais quentes do país. Veja o ranking nacional:

  • Aragarças (GO): 42,4 °C
  • Goiás (GO): 41,9 °C
  • Paranã (TO): 41,7 °C
  • Porangatu (GO): 41,5 °C
  • São Miguel do Araguaia (GO): 41,4 °C
  • Goiânia (GO): 41,1 °C

De acordo com o Inmet, a onda de calor é causada por uma massa de ar seco que está atuando sobre Goiás. Essa condição deve persistir ao longo desta e da próxima semana.

Final de semana 

O fim de semana também promete ser de altas temperaturas, conforme divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O órgão prevê que algumas cidades, como Porangatu e Jataí, possam chegar a 39 °C.

Na capital, o sol deve predominar com a temperatura máxima podendo chegar aos 38ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 18% a 65%. A massa de ar quente deve impedir a chuva, que possui baixa probabilidade em Goiânia.