Presidente disse em entrevista publicada neste sábado (12) que conversará com sucessor eleito para tentar viabilizar votação no Congresso

Presidente Michel Temer |
Foto: Beto Barata/PR

O presidente Michel Temer (MDB) pretende retomar tentativas de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência após o período eleitoral. O jornal Estado de S. Paulo registra que o emedebista pretende convidar o sucessor para, juntos, tentarem a aprovação ainda este ano.

Ele avalia que uma possível aprovação da PEC facilitaria o início do próximo governo.

“Estou disposto a fazer um acordo com o futuro presidente, porque ainda dá tempo de aprovar a reforma da Previdência este ano, em outubro, novembro e dezembro”, disse. A entrevista do presidente marca dois anos de governo completados neste sábado (12/5).

A proposta encaminhada pelo governo ainda tramita na Câmara dos Deputados. Chegou a ser aprovada pela comissão especial, mas não foi colocada em pauta para apreciação do plenário. A avaliação é de que o governo está longe de ter os votos necessários para uma aprovação.

Além disso, com a intervenção militar no Rio de Janeiro, o Congresso fica proibido de votar qualquer alteração na constituição. Para que o governo coloque a PEC em votação, a intervenção, prevista para acabar apenas no dia 31 de dezembro, teria que ser interrompida