Temer deve indicar sucessor de Teori depois que relatoria da Lava Jato for redistribuída
21 janeiro 2017 às 16h10

COMPARTILHAR
Supremo Tribunal Federal deve fazer sorteio antes da nomeação do novo ministro. Zavascki, a quem cabia a função, faleceu na quinta-feira (19), vítima de acidente aéreo

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou, neste sábado (21/1), que só irá indicar o sucessor do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morto na última quinta-feira (19), depois que a Corte decidir quem será o novo relator da Operação Lava Jato. A função era ocupada por Teori até então.
[relacionadas artigos=”85132″]
Se Temer indicasse o sucessor antes da distribuição da relatoria, o novato poderia ficar encarregado da operação. A possibilidade de fazer o sorteio antes do novo ministro chegar ao tribunal é precisa pela regimento interno do STF. Quem for escolhido ficará encarregado de analisar denúncias, homologar delações premiadas, avalia recursos e relatar os processos envolvendo os investigados.
Teori estava a poucos dias de decidir se homologaria ou não as delações premiadas da Odebrecht, ou seja, se elas seriam ou não válidas. Ainda não se conhece o inteiro teor dos depoimentos, mas muitos políticos brasileiros foram citados, incluíndo Temer e alguns de seus aliados. Com a morte do ex-ministro, criou-se um clima geral de apreensão quanto a possibilidade do novo indicado atrapalhar o andamento das investigações.
Durante a semana, o jornalista Jorge Bastos, do Globo, havia dito que o ministro Moreira Franco lhe garantiu que Temer pretendia indicar o sucessor de Teori imediatamente.