Cabeça da chapa petista, Antônio Gomide permanece em quarto nas pesquisas. Desidratação mais acentuada foi verificada para a candidata ao Senado Marina Sant’Anna, que perdeu 11,6%, conforme o instituto Veritá

Candidato à reeleição à Câmara dos Deputados o petista Rubens Otoni, irmão do governadoriável Antônio Gomide (PT), afirma que as pesquisas a serem divulgadas nesta fase do período eleitoral agradarão a todos os gostos. O deputado federal se refere ao levantamento realizado entre os dias 9 e 12 de julho pelo Instituto Veritá, divulgado nesta segunda-feira (14/7). Nesta pesquisa, o cabeça da chapa petista aparece com 4,9% das intenções de voto estimuladas e 5,7% na espontânea. Com a queda, o petista permanece em quarto, porém o cenário de desidratação mais intenso é verificado no que se refere à candidata ao Senado pelo PT, Marina Sant’Anna, que do segundo lugar em junho, quando obteve 26,5%, passou em julho para terceiro.

A petista perdeu nessa rodada do Veritá 11,6% das intenções de voto, dando lugar ao senadoriável pela base marconista Vilmar Rocha (PSD), que avançou 2,6 pontos porcentuais e figura com 15,7%. O democrata Ronaldo Caiado, da chapa peemedebista, segue líder nas intenções de voto, com 31,6%.

“Amanhã, outra pesquisa, de outro instituto, pode ser totalmente diferente. Só com TV e rádio é que começaremos a ter dados mais consolidados”, analisa Otoni, que avalia como muito positiva a receptividade dos nomes do PT para este início de campanha, cujo mote é “A mudança é agora”. “Mostramos nesses últimos dias o perfil da nossa campanha, que é o contato direto com o eleitor. Avançamos muito na campanha propositiva”, diz o parlamentar.

Segundo ele, até o final deste mês as propostas a serem a apresentadas a cada segmento da sociedade estarão concluídas. “Temos um grupo de trabalho do nosso plano de governo que é formada por cada grupo social. Esse trabalho embasará os nossos candidatos”.

Antônio Gomide deu o ponta pé inicial oficial em sua campanha no último fim de semana, com ações em Anápolis no sábado e no Entorno do Distrito Federal no domingo. A chapa pura petista é a única que ainda não definiu equipe de marketing, o que, segundo a direção estadual, está previsto para ocorrer no início desta semana.

Chapa proporcional

Rubens Otoni classifica como “linha de frente” quatro candidatos à Câmara dos Deputados, incluindo ele. Têm grandes chances de vitória, segundo o parlamentar, Mauro Rubem (atualmente deputado estadual), Olavo Noleto (ex-subchefe de Assuntos Federativos da presidência da República) e Edward Madureira (ex-reitor da UFG). “A expectativa é eleger ao menos três desses nomes, que estão todos no mesmo nível, um grudado no outro”, avalia.