Tem início fechamento de comércio aos domingos em Aparecida de Goiânia

Município está com risco considerado moderado pela prefeitura

Avenida Igualdade, em Aparecida de Goiânia | Foto: Rodrigo Estrela

Teve início neste domingo, 28, nova fase do escalonamento do comércio em Aparecida de Goiânia. Sob alerta pelo aumento de casos de Covid-19, e ocupação de leitos, as atividades comerciais no município da Região Metropolitana passam a fechar durante os domingos.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sexta-feira, 26, Aparecida contabilizava 2.387 casos de contaminação com Covid-19 e 37 mortes — 1301 foram recuperados.

Segundo os dados, a taxa de ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI0 está em 73%, com rede privada com 100% dos leitos exclusivos a pacientes com Covid-19 ocupados e, na rede pública, 52%. O que ligou o alerta da prefeitura, e a situação da cidade em relação à pandemia passou de “estável” para “moderado”.

No atual cenário, o comércio em cada macrozona do município fecha uma vez de segunda a sexta-feira e todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos. Com o escalonamento regional no cenário amarelo as exceções, somente para os domingos são: supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos.

Macrozonas

O modelo de escalonamento, elaborado pela prefeitura, estabelece quatro cenários, indicados por cores de nível de alerta: verde, amarelo, laranja e vermelho. Cada cenário indica um tipo de escalonamento, com fechamento do comércio por macrozonas de acordo com o risco.

O escalonamento por macrozonas foi iniciado no dia 8 de junho. A intenção do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) era aumentar o índice de isolamento social dos 35% de então, para os 50% considerados ideais pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.