Município está com risco considerado moderado pela prefeitura

Teve início neste domingo, 28, nova fase do escalonamento do comércio em Aparecida de Goiânia. Sob alerta pelo aumento de casos de Covid-19, e ocupação de leitos, as atividades comerciais no município da Região Metropolitana passam a fechar durante os domingos.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sexta-feira, 26, Aparecida contabilizava 2.387 casos de contaminação com Covid-19 e 37 mortes — 1301 foram recuperados.
Segundo os dados, a taxa de ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI0 está em 73%, com rede privada com 100% dos leitos exclusivos a pacientes com Covid-19 ocupados e, na rede pública, 52%. O que ligou o alerta da prefeitura, e a situação da cidade em relação à pandemia passou de “estável” para “moderado”.
No atual cenário, o comércio em cada macrozona do município fecha uma vez de segunda a sexta-feira e todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos. Com o escalonamento regional no cenário amarelo as exceções, somente para os domingos são: supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos.
Macrozonas
O modelo de escalonamento, elaborado pela prefeitura, estabelece quatro cenários, indicados por cores de nível de alerta: verde, amarelo, laranja e vermelho. Cada cenário indica um tipo de escalonamento, com fechamento do comércio por macrozonas de acordo com o risco.
O escalonamento por macrozonas foi iniciado no dia 8 de junho. A intenção do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) era aumentar o índice de isolamento social dos 35% de então, para os 50% considerados ideais pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Deixe uma resposta