Começa nesta segunda-feira, 8, a 21ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Sudoeste do Estado. A feira é reconhecida como a segunda maior feira de tecnologia do agronegócio no Brasil, ficando atrás apenas do Bahia Farm Show. O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 12, e contará com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).

Órgãos, unidades e secretarias do Governo de Goiás irão apresentar inovações e serviços voltados para o agronegócio no Estado. As ações incluem orientações sobre bioinsumos, FCO Rural, exposição de uma nova forma de cultivar de feijão, oficina de drones e atendimentos sobre outorga de uso de água.

A Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) levará informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, publicação Agro em Dados e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) – rural. Também será lançada a Plataforma Aroeira, que reúne dados sobre os programas e ações estaduais voltados ao agro.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vai realizar reuniões sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vai ofertar atendimentos sobre outorga de uso de água.  

Técnicos da Agência de Fomento do Estado (GoiásFomento) vão atender os interessados em crédito para financiamento. Em uma das linhas disponíveis, o limite é até R$ 100 mil, com prazo até 48 meses, carência até 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês. O FCO, por sua vez, tem limite de até R$ 499 mil.

Já a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai promover uma oficina de drones, exposições de óculos de realidade aumentada e impressora 3D, além de disponibilizar um ponto de descarte de equipamentos eletroeletrônicos. O órgão ainda vai apresentar o HUB Goiás, um centro de apoio ao empreendedorismo localizado em Goiânia, e editais abertos para seleção de projetos.

Lançamento do Feijão GO Social

No estande da Emater, os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma nova variedade de oleaginosa chamada Feijão GO Social, especialmente desenvolvida para atender às necessidades da agricultura familiar. Esta variedade é caracterizada por sua alta produtividade e resiliência, além de exigir baixo uso de insumos, o que a torna uma opção sustentável e econômica para os agricultores.

Além disso, os visitantes poderão explorar um modelo de integração de culturas, que inclui o plantio de várias variedades pesquisadas e produzidas pela Emater. Este consórcio envolve culturas como arroz Serra Dourada, abacaxi Pérola Jupi, bananas Maçã e Marmelo, milho AL Bandeirante, mandioca BRS 420 (para indústria) e BRS 429 (para consumo), juntamente com o Feijão GO Social.

Por último, aproximadamente 20 produtores locais estarão presentes no evento, oferecendo uma variedade de produtos como queijos, paçocas, artesanatos, manteiga, doces, quitandas, rapaduras, conservas e mel, entre outros itens.